Atualidade Destaque Notícias

Portugal é o país europeu com o melhor índice de diversidade de género no setor tecnológico

Women Work

Portugal é o país da Europa com maior proporção de mulheres a integrar equipas tecnológicas que receberam financiamento ao longo deste ano. O estudo é da Atomico, empresa londrina de capital de risco, e foi hoje divulgado.

O relatório da Atomico faz “uma análise profunda sobre o panorama da indústria tecnológica em 45 países da Europa”, lê-se no comunicado da empresa. O dado mais relevante para o nosso país é mesmo o facto de Portugal ter o melhor índice de diversidade de género neste setor. Pelo menos de entre as empresas e instituições que receberam financiamento ao longo deste ano.

Uma boa notícia notícia para as mulheres portugueses, sobretudo pela esperança que dá às mais jovens e que se interessam por áreas tecnológicas – tradicionalmente associadas mais ao mundo masculino.

Mas os dados não são animadores a nível europeu. É sem surpresa que somos confrontados com a maior dificuldade sentida por “mulheres e minorias étnicas” na angariação de investimento, face aos homens brancos.” Uma realidade particularmente injustificada quando o mesmo estudo garante que há evidências “de que as equipes mistas e diversificadas apresentam um melhor desempenho”.