Atualidade Notícias

Lista de deputados do PSD decidida hoje em conselho nacional

PSD
Foto: Partido Social Democrata

O Conselho Nacional do PSD vai reunir-se hoje à noite, em Évora, para votar as listas de candidatos a deputados às próximas legislativas. Em cima da mesa estará ainda em discussão uma eventual coligação pré-eleitoral com o CDS.

Esta será a primeira reunião do Conselho Nacional depois de Rui Rio ter sido reeleito presidente do PSD em eleições diretas, derrotando Paulo Rangel por cerca de 52,4% dos votos. O líder do partido, Rui Rio, começará por reunir a Comissão Permanente, seguindo-se a reunião da Comissão Política Nacional (CPN), órgão a quem cabe decidir se propõe ao Conselho Nacional que o partido concorra sozinho às eleições de 30 de janeiro ou coligado com o CDS-PP e eventualmente com o PPM.

Na primeira reunião da CPN que abordou o tema, antes das eleições internas, a maioria manifestou-se contra uma coligação com os democratas-cristãos. Caso a CPN aprove a proposta de listas conjuntas, esta terá de ser posteriormente votada pelo Conselho Nacional. Recentemente, Rui Rio destacou “a competência e a lealdade” como critérios para a elaboração das listas.

As distritais apresentaram formalmente as suas escolhas à CPN, tal como determinam os estatutos, mas a direção acusou algumas estruturas – como Lisboa ou Porto – de usarem “uma estratégia de afrontamento”. A direção argumenta que algumas estruturas insistem em manter os mesmos nomes apresentados há dois anos, que apoiaram Paulo Rangel nas últimas diretas, e excluir os de apoiantes de Rui Rio, o que foi negado quer pelo PSD/Lisboa quer pelo PSD/Porto.