Educação | Ensino

Saberes e Sabores na Escola Profissional de Alcobaça

Passa tudo muito pela ligação à região, conhecer as necessidades do tecido empresarial, contribuir para a preservação da raça autóctone Malhado de Alcobaça, ou servir doçaria conventual no já premiado restaurante pedagógico. Na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, Alcobaça (EPADRC), os percursos formativos são garantidos pelas melhores práticas pedagógicas e condições de aprendizagem, o que se reflete no futuro dos alunos. A Escola deixa-nos aqui o seu testemunho.

A EPADRC, escola profissional de Alcobaça, tem uma oferta formativa que passa pelas áreas da agricultura, silvicultura, hotelaria, restauração, bar, eletrónica e computadores e marketing digital. Proporcionar uma formação de excelência, preparando os jovens para uma profissão de elevada empregabilidade e um futuro de sucesso é o seu objetivo primeiro. O sucesso educativo, a promoção de uma pedagogia da descoberta e partilha de conhecimentos, de inovação e experimentação na construção dos saberes, da investigação e desenvolvimento de competências são etapas dos percursos formativos alicerçados em projetos que potenciam as aprendizagens das diferentes áreas disciplinares.

A escola tem uma forte ligação ao mundo empresarial, sendo a oferta formativa definida em função das necessidades que os stakeholders externos identificam como prioritárias. A excelente formação dada pela escola, validada pelos parceiros que recebem os nossos alunos em Formação em Contexto de Trabalho; a garantia da qualidade da formação da escola, devidamente certificada pelo Selo de Conformidade EQAVET (sistema de garantia de qualidade de referência europeu); a aposta da escola numa formação
abrangente e inovadora, associando as novas tecnologias aos equipamentos agrícolas e de restauração; a elevada taxa de empregabilidade dos cursos são indicadores de que a opção pelos nossos cursos é a aposta certa e de sucesso para o futuro dos jovens que nos procuram.


Na exploração agrícola, o que nos distingue é a aposta no setor frutícola, na vinha, nas hortícolas e nas culturas arvenses; na produção animal, a aposta é nos suínos (contribuindo para a preservação da raça autóctone Malhado de Alcobaça), ovinos, caprinos e bovinos. Complementarmente, procuramos uma formação de excelência, investindo em equipamentos agrícolas modernos, inovadores (ao nível das
tecnologias aplicadas ao setor agrícola).


Na área da Restauração, a escola desenvolve o projeto de um restaurante pedagógico “Sabores EPADRC” aberto à comunidade e tem vários prémios na área da doçaria conventual.