Educação | Ensino

Uma escola sem fronteiras

Na Vila de Vagos, em Aveiro, a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos (EPADRV) é hoje uma referência no âmbito da formação profissional. Com mais de 30 anos de experiência, garante aos seus alunos uma aprendizagem e um ambiente únicos.

A EPADRV serve não só a região onde está inserida, mas também os alunos que vêm de outras zonas do país e do estrangeiro, uma vez que dispõe de residência escolar. A instituição faz parte da Rede de Escolas para a Educação Intercultural e é membro da Academia de Escolas Ubuntu. Os alunos encontram assim um ambiente inclusivo e multicultural que contribui para a sua formação integral. Com uma oferta formativa diversificada, nos cursos CEF a escolha recai nas áreas de Tratador e Desbaste Equino e Serralharia Civil. Já no ensino secundário, a escola oferece quatro Cursos Profissionais: Técnico de Manutenção Industrial; Técnico de Produção Agropecuária; Técnico de Gestão Equina; e Técnico de Restauração, nas vertentes Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar.

A instituição dispõe de meios técnicos e humanos que garantem aos alunos uma aprendizagem de elevada qualidade. Este ensino de excelência é atestado pelo selo de qualidade formativa EQAVET e pela taxa de empregabilidade que está acima dos 65%. O ambiente da escola reproduz a realidade laboral e, além disso, são proporcionados estágios nacionais e internacionais, com bolsa de formação, em empresas de referência. Desde modo os alunos podem tomar decisões informadas sobre o seu futuro: ingressar no mercado laboral ou continuar os estudos. A EPADRV tem também o Centro Qualifica, para formação de adultos, com o objetivo de promover a aprendizagem ao longo da vida, o aperfeiçoamento, a especialização e a reconversão dos trabalhadores.