Ambiente Atualidade Notícias

22 de abril: Dia Mundial da Terra

As preocupações crescem ao longo dos anos e são cada vez maiores. O nosso planeta sofre há décadas e esta “doença” agrava-se à medida que o tempo vai passando. Apesar de todos os alertas, estes parecem continuar a não ter o grande impacto que a Terra precisa.

Estamos a falar de algo com uma importância maior do que podemos imaginar e, por isso, celebre esta sexta-feira, dia da Terra, ponderando sobre o que pode mudar e sensibilizando quem o rodeia. É imperativo ajudarmos a nossa “casa”, pensando nas gerações futuras, que certamente merecem viver neste paraíso como nós o conhecemos.

Facto é que mesmo unindo esforços, a Terra vai aquecer 1,5 graus até 2040 e o problema somos nós. Vivemos num mundo antagónico, onde parte da população consome produtos em excesso e a outra parte não tem essa facilidade. Conclusão? Evidentemente somos muitos e a população mundial não para de crescer, sobrecarregando os recursos finitos do planeta.

As soluções passam pelas pessoas, pelas empresas, pelos países. Por pequenas medidas diárias que já todos conhecemos e que podemos aplicar ao nosso quotidiano. As empresas podem tomar medidas mais sustentáveis, com produções mais cuidadas, algo que já é uma realidade e que precisa de ser alargada. E claro, o futuro do nosso planeta também passa pela política e por medidas impostas pelo governo de cada país. Podemos ir impondo as medidas que estão ao nosso alcance e desejar que sejam suficientes. A questão que fica é se não será tarde demais?