Ambiente Capa Destaque Turismo

PORTUGALNTN® Uma referência no Turismo de Natureza

Criada há sete anos por dois militares na reserva, a PORTUGALNTN®, empresa de consultoria, desenvolvimento e dinamização de projetos no setor do Turismo de Natureza já se afirmou como uma referência nacional.

O profissionalismo, o conhecimento, a segurança e o brio no trabalho podem ser apontados como as razões que ditam o crescimento da empresa transmontana PORTUGALNTN®. Com apenas sete anos de vida, é apontada como um caso inequívoco de sucesso. Mas Domingos Pires e João Neves, os dois amigos, sócios e fundadores deste projeto, acrescentam a tudo isto “a formação, o espírito de equipa, o companheirismo, a entreajuda e a dedicação de cada um dos 12 colaboradores da empresa”. Os recursos humanos são o grande trunfo da empresa e o fator verdadeiramente diferenciador.
A empresa está estruturada em três segmentos distintos: Adventure, onde são desenvolvidos essencialmente workshops, programas de trekking e atividades de Team Building em ambiente outdoor; Walking, que compreende programas de caminhadas com duração de vários dias, conjugadas com experiências relacionadas com produtos endógenos; e Consulting, consultoria em Turismo de Natureza, dedicada a estudos e projetos ligados à instalação de Percursos Pedestres Homologados, Percursos Pedestres Homologados acessíveis, Centros de Cyclin’Portugal, Centros de Trail Running, produção de Cartografia Temática, desenvolvimento de Aplicações Móveis ligadas ao turismo e soluções de Design de Apoio a Produtos Turísticos.
Nos últimos dois anos, período vivido em contexto de pandemia, a empresa cresceu exponencialmente, em particular na área da consultoria, o que a levou a duplicar os recursos humanos. Foi a forma como se encontra estruturada que lhe permitiu ultrapassar a quebra brutal sentida nos segmentos de Walking e Adventure e orientar o foco para o segmento de Consulting, através da estruturação e implementação de
projetos e infraestruturas por todo o país, mas com especial incidência na região Norte.
A PORTUGALNTN® é também referência nas políticas internas que implementa, trabalhando na criação de condições que aumentem os índices de felicidade dos colaboradores, confiando que uma equipa feliz, é uma equipa motivada, empenhada, que trabalha com prazer e com o objetivo constante de fazer sempre mais e melhor. Por exemplo, a empresa atribui incentivos à natalidade, premiando os colaboradores quando são pais com 500 €, no dia de aniversário cada membro da equipa recebe 100 € de bónus, os colaboradores gozam de um dia de folga no dia do respetivo aniversário, bem como dos cônjuges e filhos, não trabalham à sexta à tarde, nem na última sexta de cada mês, todos os contratos são sem termo, há prémios de desempenho, entre outras medidas diferenciadoras.

Caminhos para Sentir a Natureza

O segmento de Consulting é o segmento responsável pelo salto que a empresa deu nos últimos dois anos, em pleno contexto pandémico.
Foi o planeamento, produção de conteúdos, implementação e respetiva homologação dos Percursos Pedestres, que começou a diferenciar esta empresa, hoje como uma “assinatura” inequívoca em cada projeto que implementa.
Não há dois percursos iguais, mas todos eles obedecem aos mesmos critérios: a sustentabilidade ambiental, porque o respeito pela natureza é umas das grandes referências desta equipa, assim como a sustentabilidade económica e social. “Na criação de Redes de Percursos Pedestres é determinante envolver as populações locais e incluir um conjunto de componentes essenciais: a cultura, o património e os produtos endógenos. Desta forma, os nossos percursos pedestres passam a ser verdadeiros produtos turísticos com uma identidade, na qual as gentes desses territórios se reveem plenamente, estando prontos a ser trabalhados e vendidos por outras empresas, constituindo-se uma alavanca para outros setores e atividades económicas da região”, explica Domingos Pires.
“O que nos define é uma entrega total em cada projeto, de planeamento estratégico de cada desafio que nos colocam, sempre construído tendo por base o contexto local, a identidade regional, os valores, e as crenças que nos transmitem os residentes. São eles a nossa permanente fonte de inspiração”, acrescenta João Neves.
Nos últimos tempos a PORTUGALNTN® abraçou também projetos ligados às Rotas Religiosas, nomeadamente os Caminhos de Fátima e os Caminhos de Santiago. Estes percursos, que além da componente técnica têm de integrar a espiritualidade inerente ao peregrino, são também estudados e implementados com enorme rigor pela empresa, sendo a segurança a palavra-chave em todo o processo. A sinalética direcional e informativa é trabalhada em detalhe, para que os peregrinos não tenham outra preocupação além da caminhada interior que se propõem a realizar.
A PORTUGALNTN® é a única empresa do Norte do país reconhecida no Anuário do Centro Cyclin’Portugal para implementação deste tipo de infraestruturas. Este é um sector que tem vindo a ganhar espaço e cada vez maior número de praticantes, potenciais utilizadores destas estruturas.
Nada disto acontece por acaso, a empresa assegura e exige a especialização dos seus colaboradores nas diferentes áreas de atuação, para que cada projeto que tenha a sua assinatura, tenha na base o know-how imprescindível para que a solução adotada em cada momento, em cada lugar, seja a melhor solução possível.

FEEL® – App. Mobile para sentir os territórios


A PORTUGALNTN® desenvolveu uma aplicação móvel de visitação territorial que se destaca pela criatividade e inovação. O projeto piloto foi desenvolvido na freguesia de Santa Maria Maior, em Chaves e primou pela originalidade. A Feel®Chaves, além da disponibilização, com georreferenciação, de imagens e descrição de Pontos de Interesse (POI) da cidade, sugere um Percurso Pedestre e quatro Rotas Temáticas especificas. A Rota do Sistema Solar é a que desperta maior curiosidade, representando no solo todo o sistema solar à escala, e fornecendo informação sobre cada um dos planetas. A Rota da Fotografia surgiu para eternizar momentos, indicando locais específicos para tirar as melhores selfies. A Rota do Património promove a simbiose entre a história e a modernidade. Neste caso, a experiência surge em forma de jogo. A Rota de arte urbana promove a descoberta do Centro histórico de Chaves enriquecendo a leitura da cidade com objetos criativos visuais em pontos estratégicos da cidade, que retratem vivências e práticas da vida quotidiana da cidade e dos seus habitantes. Por fim, o Percurso Pedestre Margem dos Sentidos, é percurso acessível e inclusivo, que integra elementos de interpretação do espaço natural e ambiental, existentes na envolvente do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso; apelando à experimentação de uma dimensão sensorial na vivência destes espaços; colocando este novo percurso inclusivo em estreito diálogo com as obras de arte moderna e contemporânea que se encontram patentes, de forma permanente ou temporária, no Museu Nadir Afonso. Esta rota foi planeada e testada por pessoas ligadas à deficiência, nomeadamente invisuais e pessoas com mobilidade reduzida. “Estamos a falar da primeira Pequena Rota Inclusiva, Acessível e Sensorial homologada pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal”, sublinha Neves.
Esta App é modular, portanto perfeitamente adaptável no tempo e a diferentes conteúdos. É o que acontece com a App Feel® Alijó, associada à Rede de Percursos Pedestres deste município, que integra 20 trilhos que, juntos, oferecem mais de 200 Km de percursos homologados para caminhar.
A App Feel® Alijó. é essencialmente ligada à Natureza e à sustentabilidade ambiental, integrando um modulo que permite aos usuários fazer a comunicação de ocorrências que possam detetar ao longo da caminhada. Esta aplicação fornece ainda informação sobre a meteorologia, risco de ocorrência de incêndios, mapas dos percursos, informação sobre os pontos de interesse do concelho, informação sobre alojamento e restauração, etc. Na verdade, esta App e a tecnologia que a suporta não pode ser entendida como uma ferramenta de limitação das interações sociais, mas antes como uma aplicação que estimula a relação do utilizador com a natureza, com o património e o conhecimento, com as povoações por onde passa e, no fundo, com a identidade local.

Segmento de Walking em fase de relançamento

A mobilidade turística foi um dos setores mais afetados pela pandemia e, no segmento de Walking, ligado ao turismo de experiências, a PORTUGALNTN®, que estava já lançada neste setor, sentiu a procura cair a pique.
Porque a estratégia faz parte da essência dos dois sócios, este tempo, até para rentabilizar os recursos humanos afetos a este segmento, foi aproveitado para reestruturar e para criar novos produtos.
“A retoma está agora a chegar e nós estamos completamente preparados para responder aos mercados mais exigentes”, garante João Neves, de olhos postos nos turistas estrangeiros.
Para o efeito criou pacotes estandardizados, programas previamente definidos e organizados, que incluem deslocações, alojamento, alimentação, experiências temáticas, atividades de aventura, visitas ao património, entre outras, e, claro, passeios pedestres por trilhos preferencialmente homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP).
Estas experiências podem ter a duração de um dia a duas semanas. Em simultâneo oferece a possibilidade de o visitante desenhar a sua experiência “à medida”, escolhendo entre as várias parcerias que a empresa possui, onde ficar, onde comer, o que ver, o que fazer, etc.
A empresa reforçou também a presença nas redes sociais, nomeadamente no Twitter, Youtube, Instagram, Facebook e Linkedin, e criou canais exclusivos para o segmento de Walking, no Instagram e Facebook. “Este segmento tem um lead específico, é direcionado para o mercado externo, e a comunicação tem de ser feita em inglês, porque o nosso objetivo é ir ao encontro direto do público que definimos como prioritário”, explica.
“Queremos dar passos firmes e sustentados, estamos preparados com oferta de alta qualidade para nos posicionarmos de forma competitiva no mercado externo. Confiamos que 2022 é ano da verdadeira retoma no setor”, argumenta Domingos Pires.
A presença da empresa na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa veio confirmar as melhores expectativas dos dois sócios, confiantes que muito em breve não terão mãos a medir para proporcionar experiências inesquecíveis aos turistas, especialmente nos territórios com maior autenticidade e genuinidade.