Mulheres Inspiradoras

Sofia Lourenço: “Não viemos ao mundo para fazer sombra”

Mulher dos sete ofícios, Sofia Lourenço é brasileira, paulistana e filha de pais portugueses. Radicada na Beira Baixa, é Sócia-Gerente da Clinibeira há mais de duas décadas, em Castelo Branco. A empresária tem trilhado um percurso recheado de trabalho e de dedicação a iniciativas sociais. É isso que lhe damos a conhecer nesta entrevista.

A formação e o conhecimento podem fazer a diferença na vida de uma mulher e mudar o rumo do seu futuro. Sofia Lourenço é disso exemplo – formada em Direito, preparadora física, acupuntora com especialidade em medicina ortomolecular e fitoterapia. Natural de São Paulo, Sofia Lourenço é Sócia-Gerente da Clinibeira há mais de duas décadas. “Mesmo não sendo a minha primeira formação académica, escolher enveredar pela área da saúde foi a opção, para ir ao encontro das necessidades da cidade naquele momento.” Fruto de muito trabalho, a Clínica Médica Dentária e de Medicinas Naturais distingue-se pela relação de proximidade que mantém com os pacientes. “Ser empresária no interior tem prós e contras, como em qualquer parte. Mas a proximidade dos pacientes, tratá-los pelo nome, a disponibilidade que podemos dispensar, faz toda a diferença.”

O percurso da empresária tem-se destacado pela sua persistência e dedicação. “Me sinto líder, responsável, focada confiante, controladora também assumo. Nunca dou um passo sem estudá-lo.” Orgulhosa do caminho que tem trilhado, Sofia Lourenço não tem dúvidas sobre qual é a fórmula
do sucesso: “ser um líder de sucesso depende da equipa, nós não vivemos e não produzimos sozinhos e este é o maior segredo.”

A história que tem vindo a escrever, recheada de sucesso e de conquistas, levou a empresária a abraçar projetos de voluntariado em Cabo Verde. “Tive a oportunidade de conhecer as Aldeias SOS Cabo Verde que acolhem crianças e a Fazenda Esperança, uma instituição com o objetivo de tratar homens com algum tipo de adição. “Na ação social, Sofia Lourenço contribui para um interior melhor, principalmente na qualidade de vida dos idosos. “Atividade física adaptada, passeios culturais e melhoria de hábitos do dia-a-dia são alguns dos meus compromissos que enchem o meu coração.”

Dinâmica e entusiasta, a empresária pretende dar continuidade aos projetos nas áreas da promoção da saúde através da clínica e da ação social, pelas iniciativas de comunidades menos favorecidas. “Se cada um de nós contribuir com uma gota temos um oceano cada vez mais justo e perfeito.” Mulher empreendedora, Sofia Lourenço acredita que “querer é poder” e deixa um conselho a todas que queiram apostar no seu próprio negócio: “nunca se sinta inferior por ser mulher, a capacidade está na nossa essência. Se tem uma ideia, um sonho, um projeto definido, vá em frente, seja feliz, se sinta realizada. Quem realmente está no mesmo caminho que você apoiará e se orgulhará de fazer parte da sua vida.”