Cultura | Património

Quem chega a Mação sabe que é bem-vindo

Com o verão à porta, o Município de Mação convida-o para momentos de puro lazer e para o descanso merecido. Beneficiando de uma posição geográfica privilegiada, mesmo no centro de Portugal, assim como de excelentes acessibilidades, este será o seu destino de eleição neste verão.

As três Praias Fluviais do Concelho oferecem-lhe as condições ideais para umas férias memoráveis. Distribuídas por 400 quilómetros quadrados de terra, de natureza, de boa água e ar puro, encontrará as Praias Fluviais de Cardigos, Carvoeiro e Ortiga.

Mergulhe em Ortiga, na Albufeira do Rio Tejo e, mesmo ao lado, desfrute das condições únicas do nosso Parque de Campismo.

Mais ao centro, enquadrada em pleno pinhal, a Praia Fluvial de Carvoeiro é uma das maiores referências na época balnear ostentando Bandeira Azul há 17 anos consecutivos. É praia acessível e qualidade de ouro.

Mais a norte, o ex-líbris da região, eleita Estrela do Médio Tejo, a Praia Fluvial de Cardigos é tudo o que espera e muito mais, também ela com bandeira de qualidade de ouro, da Quercus.

Todas dispõem de bar, assim como de parque de merendas com churrasqueiras, entre outras infraestruturas que pode conhecer aqui: www.cm-macao.pt.

Aproveitando a sua estadia no Concelho de Mação, fica o convite para uma visita completa e para se sentar à mesa e provar o Portugal mais típico. Delicie-se entre o que nos dá o rio e o que nos dão os fumeiros, como o nosso famoso presunto. Sem esquecer o queijo, o azeite, os bolos, as deliciosas Fofas de Mação. É à volta da mesa que se aprumam convívios, que se enriquece o ser.

É na natureza, nas muitas montanhas que nos levam à descoberta de céu, que descobrimos miradouros que nos fazem sentir reis do mundo. A experiência de chegar e contemplar a paisagem no Miradouro do Bando dos Santos é única e inesquecível.

É também aqui que se descobrem trilhos únicos, cada um revestido das suas singularidades para os amantes de caminhadas. Conhecer e percorrer as Rotas de Mação é um desafio que deve aceitar. Conhecer Mação pode acontecer de várias formas. Os amantes do Todo-o-Terreno podem conhecer o Concelho de mota, carro ou bicicleta. Cada curva traz novo espanto.

O magnífico Tejo corre aqui, a sul, e está agora coroado por passadiços. Inaugurados já este ano, os Passadiços da Rota das Pesqueiras e das Lagoas do Tejo, em Ortiga, convidam-nos a um passeio entre o Bairro dos Pescadores e o Miradouro ao longo da margem direita do rio com passagem pelas cerca de 20 Pesqueiras tradicionais e de ligação às Lagoas do Tejo.

O Museu leva-nos à arte pré-histórica e ao sagrado. Os Núcleos Museológicos convidam a descobrir a história, as especificidades de cada terra. Destacamos o Núcleo Museológico de Ortiga que retrata e perpetua as vivências da população ribeirinha de Ortiga, que viveu muito de e para a pesca. O NMO incorpora bens culturais – materiais e imateriais – do território de Ortiga.

Mação é um convite em si. Porque nos fica no coração.

Quem chega a Mação sabe que é bem-vindo.

Porque chegou ao seu destino!