Atualidade Notícias Turismo

Alojamento Local em franca recuperação no Porto

O mercado do Alojamento Local, no Porto, tem as reservas entre os 80% a 90% para o verão. Com os preços a aumentar entre 10% a 40% face a 2019, julho e agosto são os meses em que se que se espera uma maior ocupação.

O mercado de Alojamento Local está a recuperar em força, com reservas entre os 80% e os 90% para o verão e preços a aumentar entre 10% a 40% em relação a 2019. Em declarações à agência Lusa, Judite Carqueja, proprietária e gestora de 29 unidades de Alojamento Local (AL) no segmento de luxo na Avenida da Boavista, uma das zonas nobres do Porto, adiantou que os meses de julho e agosto estão com reservas a rondar os 90%. “Já estamos com quase 90% de ocupação em julho e agosto. O mercado do AL está a recuperar em força, com níveis idênticos aos de 2019 e com os preços ao mesmo nível ou, nalguns apartamentos de luxo, com preços superiores aos de 2019”.

Os números são do Município do Porto. Entre janeiro e maio de 2022 foram registados 648 AL, o que se traduz num total de 8.750 alojamentos locais na cidade, mais 2.117 face ao ano completo de 2019. Maio foi o mês mais forte de pedidos de registos de AL este ano, com 230. Em segundo lugar ficou o mês de abril com 153 pedidos de registos e em terceiro está o mês de fevereiro com 98. Março registou 89 novos pedidos de AL e janeiro 78 pedidos.

Em entrevista à Lusa a propósito da retoma atual do AL no Porto, o diretor e coordenador do Norte da Associação do Alojamento Local em Portugal, Nuno Trigo, afirmou que apesar de a ocupação “ainda estar um pouco abaixo de 2019”, a verdade é que essa ocupação está já bastante próxima de 2019 em “alguns segmentos e em certos períodos do ano”. “Temos a convicção que o AL no Porto vai e está a ser o motor da recuperação do turismo. Já antes da pandemia, a maioria das dormidas turísticas da cidade, mais de 60%, eram feitas em AL. Sem o AL não há capacidade para uma recuperação imediata do turismo ou mesmo da economia na cidade”, acrescentou Nuno Trigo.