Destaque IN & Out

Saúde e Bem-estar no Algarve

Uma mulher de garra, trabalhadora e independente, dedicada e profissional, uma líder natural – assim é a empreendedora Raquel Côrte-Real. Fomos conhecer a sua empresa de Estética de Saúde e Bem-estar, em Loulé, e tivemos ainda a oportunidade de receber alguns conselhos e sugestões.

Nasceu em Lisboa, foi criada no Norte e mudou-se para as terras algarvias há 18 anos, de onde nunca mais saiu. Raquel Côrte-Real iniciou o seu caminho na área da estética quando começou a trabalhar para uma empresa no ramo e percebeu que era apaixonada por ela. Adquiriu os conhecimentos básicos e lançou-se a aprofundar a sua aprendizagem em diferentes vertentes da estética.

Em 2018 abriu o seu espaço, a Côrte-Real Laser, em Quarteira. Atualmente, a Côrte-Real Laser é uma marca registada no INFARMED e um dos principais fornecedores no Algarve e no Alentejo de equipamentos de aparatologia estética, de produtos dermocosméticos de alta qualidade e de material médico-hospitalar.

O seu negócio “não é de uma estética tradicional de embelezamento, de unhas e pestanas, mas sim uma estética de saúde e de bem-estar”, afirma Raquel Côrte-Real, que fornece serviços de epilação a laser díodo, remoção de tatuagens, limpezas de rosto, microagulhamento, massagens, tratamento de fungos e micoses e tecnologia de cavitação em tratamento de gordura localizada, perda de volume e Lipodistrofia. A Corte-Real Laser oferece, ainda, formações e consultorias certificadas, apoio personalizado de marketing, workshops motivacionais e iniciações de negócio na área do laser.

Limpeza de rosto“

Após ser realizada uma análise para decifrar o tipo de pele da paciente, seca ou oleosa, mais acnosa ou madura, se é fumadora ou não, avançamos para a realização do processo mais indicado. Por exemplo, no final do verão aconselhamos as nossas clientes a realizarem um processo de limpeza e um programa de hidratação, as pessoas apanharam muito sol e muito cloro, é essencial.

Indico, quase obrigo, o uso diário de protetor solar no rosto, pescoço e decote, e de hidratante corporal! A pele do nosso corpo necessita de uma boa hidratação e proteção! Tento sempre educar as minhas clientes, a partir daí, a fazerem a skincare do rosto e/ou do corpo.”

A higienização e a desinfeção são uma prioridade para si e para o seu trabalho “a estética tem um défice de biossegurança e higienização”, descreve a fundadora da Côrte-Real Laser. “Durante as formações que leciono transmito a importância deste fator no local de trabalho e aplico-o, obviamente, no meu”. Também o conforto, ou seja, a realização dos tratamentos de forma indolor e cómoda é um fator-chave para manter o equilíbrio no seu negócio.

Ser mulher empreendedora em Portugal

O negócio é a sua prioridade. Vive para ele, para os três filhos e para o marido. Não tira férias e não fecha aos feriados. Uma mulher de garra, líder e dedicada à sua empresa, Raquel afirma que ser uma mulher empreendedora em Portugal é um desafio, “nós temos de ser mais fortes, mais resistentes e não podemos ter medos”.

É uma lutadora, uma líder e uma gestora de sucesso, é uma pessoa de objetivos traçados e vincados, sem medos de alcançar aquilo que quer. “Eu sou a inspiração de mim própria, sei onde quero chegar e que percurso tenho de fazer”. Dedica-se às suas clientes e às mulheres que trabalham na área da estética. “Elas nunca estarão sozinhas, nós somos pessoas que cuidam de outras e vamos sempre procurar o melhor para as melhores”. Educa, aconselha e incentiva a seguirem os seus sonhos, a iniciarem-se na área da estética. “Dou apoio às minhas clientes, tanto àquelas que usufruem dos meus serviços como às minhas formandas, elas veem-me como uma inspiração”.

Depilação vs Epilação

Raquel Côrte-Real, profissional na área da estética de saúde e bem-estar explica:

“Estes dois são um processo de remoção de pelos, simplesmente diferem na forma como são removidos. A depilação é o ato de aparar o pelo, de forma superficial, utilizado por giletes e cremes depilatórios. A epilação é o procedimento de retirar, através de cera, ou de destruir, com laser, a raiz do pelo.”

O método que aconselha:

“Nem todas as pessoas são candidatas a realizar a epilação a laser, é necessário fazer uma avaliação primeiro. Só depois, se confirmar que está apto para o método de epilação a laser é que recomendo, a 100%, a escolha deste procedimento. É a melhor solução economicamente, a nível de conforto e de beleza. Se, por alguma questão de saúde, o cliente não puder realizar o processo a laser aconselho a escolherem a cera”.

O processo da epilação a laser:

“Após ser efetuada a avaliação do cliente, para verificar se está apto a submeter-se ao tratamento, é necessário preencher a sua autorização e consentimento. De seguida, fazemos a depilação do pelo do cliente nas zonas onde o quer retirar, delimitando e marcando as zonas a tratar. Passamos o gel condutor nesses sítios e realizamos o processo de epilação a laser. É preciso ter atenção, sempre, em como aplicar o laser consoante o fototipo de pele e as frequências adequadas para a mesma.”

O Algarve

Sente que é necessário aumentarem os apoios aos pequenos empresários e aos pequenos negócios, principalmente na zona algarvia, que nos meses da pandemia de Covid-19 e dos confinamentos pareciam ter sido “esquecidos, foi uma altura muito difícil e sem apoio nenhum”.

Descreve que no verão, época alta para os setores ligados ao turismo, aqueles negócios que não se interligam a essa área são muitas vezes ignorados. “Por exemplo, o verão é a minha época baixa”, descreve a empresária. “Isto ocorre porque existe um aumento de procura nas diversas áreas turísticas e as minhas clientes estão com muito trabalho”, e assim, “os negócios de estética de embelezamento têm bastante procura, mas o meu não”. Os meses em que tem mais trabalho são os últimos do ano, durante o outono, onde as suas clientes tiram férias, folgas ou compensações das horas que fizeram a mais durante o verão.