Ambiente

Dia Internacional das Montanhas

Serra de Urbión (Espanha), onde nasce o Rio Douro

Desde 2003, todos os anos, a 11 de novembro, é assinalado o Dia Internacional das Montanhas. As Nações Unidas (ONU) declararam 2022 como o Ano Internacional do Desenvolvimento Sustentável das Montanhas. Este destaque visa aumentar o conhecimento relativamente à importância de preservar os ecossistemas.

A comemoração do Dia Internacional das Montanhas tem como objetivo a consciencialização da sociedade, relativamente à relevância destes elementos naturais para a vida na Terra, despertar a atenção para as vantagens e desvantagens existentes a respeito do seu desenvolvimento e impulsionar a criação de parcerias que viabilizem a progressão sustentável das montanhas e das terras altas.

Com base no Programa Mundial para o Meio Ambiente (PNUMA), durante o período pandémico, o número de turistas a percorrer montanhas e locais mais afastados da azáfama das grandes cidades aumentou. No entanto, com isto, acresceram os níveis de poluição nestes territórios.

Um estudo, baseado numa amostra de 1 750 turistas de áreas montanhosas, de 74 países, revelou que 99,7% dos indivíduos já viram lixo e resíduos, na sua maioria plástico, lixo orgânico, papel e cartão, espalhados pelos trilhos, mais concretamente próximo a locais destinados a descanso e, também, parques de estacionamento.

Ainda a respeito do estudo, 60% dos participantes refere ter identificado um aumento na quantidade de lixo, ao longo dos últimos cinco anos, ao passo que 75% detetou máscaras ou frascos de desinfetante para as mãos ao longo dos caminhos percorridos.

De forma a consciencializar quem percorre trilhos montanhosos a não poluir o ambiente, o PNUMA designou o alpinista nepalês Nirmal Purja como embaixador das montanhas. Numa visita ao Monte Manaslu do Nepal, o alpinista e quem o acompanhava procederam à limpeza de, sensivelmente, meia tonelada de lixo com que se cruzaram ao longo do percurso.

Segundo o PNUMA, esta iniciativa é notável porque os ecossistemas montanhosos, embora pareçam imponentes, apresentam fragilidades, muito por causa da poluição que tende a aumentar. O especialista em ecossistemas de montanha do PNUMA, Matthias Jurek, afirma que a Pandemia de Covid-19 é uma oportunidade para repensar o turismo de montanha e o impacto que acarreta para os recursos naturais. Para o especialista é necessário promover um turismo montanhoso mais sustentável, para travar, reverter e prevenir a degradação destes territórios.