Mundo Empresarial Qualidade

Gestão da Qualidade Inteligente

A Transformação Digital, na área da Qualidade, está a caminhar a um ritmo surpreendente. Em poucos anos, o que parecia difícil passou a acontecer de forma rápida e a ser um dado adquirido. Todas estas mudanças trazem consigo um aumento de facilidades que, se não foram exploradas corretamente, podem levar ao fim de um negócio. A Qualidade Inteligente não é mais do que ter, à disposição, uma solução inteligente que forneça uma análise precisa e completa, em tempo real, da sua organização e que permita uma rápida tomada de decisões.

Abordagem da ISO 9001:2015 ao Digital

Com o objetivo principal de melhorar o desempenho das organizações, a implementação de um sistema digital de gestão da qualidade torna-se, assim, um veículo de transformação digital capaz de agregar valor ao negócio.

O que é que as organizações ganham com isso?

Os ganhos estão sempre dependentes de como o sistema de gestão da qualidade de uma empresa é estruturado, conduzido e gerido e com que propósito mas, no geral, um sistema de gestão da qualidade digital é sempre considerado um diferencial competitivo, através do retorno verificado em algumas áreas estruturais, nomeadamente:

• Produção mais ágil com processos mais inteligentes;

• Eliminação de “retrabalho” com maior agilidade nos processos;

• Redução de custos, com maior produtividade;

• Melhoria da comunicação, moral e satisfação dos colaboradores no trabalho;

• Redução de riscos e melhoria da relação com fornecedores.

Transformação Digital na Qualidade

Benefícios

1. Melhorar a forma de comunicar, a forma de organizar e a forma de processar e arquivar a informação;

2. Melhorar a forma como são automatizadas tarefas diárias e repetitivas;

3. Melhorar a forma como as organizações se ligam com os seus Clientes, Colaboradores, Fornecedores e Partes Interessadas;

4. As organizações passam a gerir o seu negócio, baseadas em ferramentas digitais disponíveis à distância de um click.

Todos Ganham!

Cliente: com produtos e serviços conformes

Mercado: eleva o nível de competição

Empresa: margem de lucratividade maior

Em resumo, a qualidade inteligente passa por implementar um sistema de gestão da qualidade digital que traga resultados para a qualidade, meio ambiente, mas também retornos financeiros pela redução de riscos e não conformidades.

A Implementação de um Sistema de Gestão Digital pode trazer resultados financeiros? Pode não, DEVE!!!

Um sistema de gestão da qualidade digital deve ser implementado como se faz com qualquer investimento e obviamente traduzir-se em retorno. Implementar corretamente um sistema de gestão da qualidade digital deve resultar em algo mais, do que um mero certificado na parede, devendo ser uma importante ajuda nos resultados financeiro e operacionais de uma organização.

A revolução digital rumo à eficiência

O QMSiTech® permite gerir todos os processos e fluxos de trabalho de uma empresa de forma totalmente digital. Fique a conhecer melhor este software pelas palavras do seu CEO, Pedro Coutinho.

O que é um sistema de gestão da qualidade digital?

Um departamento de qualidade de uma empresa deve ser capaz de preparar um sistema de qualidade digital, onde todos os processos e todos os fluxos são realizados por meios digitais e cujos registos são passíveis de ser analisados por ferramentas de análises de dados e Business Intelligence(BI) com o objetivo de extrair informação e conhecimento desses processos com vista à melhoria contínua da empresa.

Além disso é ainda um sistema que potencia a segurança e a confidencialidade dos processos e dos fluxos e que garante, não só os preceitos normativos ISO, como as regras do RGPD, conferindo dessa forma uma autonomia total das organizações no que diz respeito à qualidade.

Que benefícios o QMSiTech® pode trazer para uma empresa?

O QMSiTech® é um produto de software que teve todo o seu processo de conceção e desenvolvimento totalmente focado no que foi dito na questão anterior. Desta forma, temos um produto criado totalmente a pensar nas organizações certificadas e acreditadas nas várias normas ISO e nos seus departamentos de qualidade e que garante que em todos os processos se podem eliminar a 100% toda a necessidade de papel, tornando todos os fluxos de aprovação e validação integralmente digitais. Com isto os ganhos de eficiência são evidentes e o retorno de investimento é extremamente curto.

Depois da inclusão no produto de diversas características que permitem a análise dos dados registados criamos um produto chave-na-mão que permite que as organizações possam implementar uma solução QMS de forma rápida e de baixo custo e com capacidade de análise dos dados simples e com possibilidade de tratamento dos mesmos em ferramentas de BI internas ou externas. Além disso, a nossa solução SaaS permite aumentar os níveis de segurança e fiabilidade e garante, que do ponto de vista de infraestruturas tecnológicas, os requisitos sejam mínimos e a dependência com os departamentos de IT também sejam reduzidos. É uma solução SaaS e chave-na-mão de implementação curta, mas evolutiva.

O QMSiTech® é a solução certa para cumprir os requisitos normativos?

O QMSiTech® foi desenvolvido para auxiliar os gestores das empresas certificadas e acreditadas a cumprirem as diversas normas ISO. Muitas das características do nosso produto permitem dar respostas, de forma totalmente digital, a normas como a ISO 9001:2015 ou a ISO/IEC 17025:2018.

Sendo um produto que nasceu das necessidades de organizações certificadas já passou por um elevado número de auditorias, o que nos permitiu ao longo dos anos adaptar o produto às novas regras que vão sendo criadas, um exemplo disso é o mais recente módulo de Análise de Risco e Oportunidades que veio dar resposta a um tema muito atual que é a análise de risco, que hoje todas as organizações certificadas estão a implementar por adequação a novas regras normativas.