Economia Mundo Empresarial Notícias

Secretário de Estado da Internacionalização defende mais “ações de charme” para captar investimento estrangeiro

O Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, visitou a Associação Empresarial do Minho (AEMinho), na passada quarta-feira, onde argumentou a necessidade de “contantes ações de charme” para a atração de investimento em Portugal.

O evento iniciou com um jantar com os associados da AEMinho onde foi colocado, em perspetiva, o papel do Governo no apoio às empresas. Nesse seguimento, foi colocada em destaque a necessidade de “constantes ações de charme” para atração de investimento para Portugal. Em relação a tal assunto, o Secretário de Estado referiu a importância de identificar as áreas de competitividade e as fontes de financiamento existentes, cuja Secretaria de Estado já iniciou o respetivo levantamento, para além das já conhecidas, como é o caso de PRR, PT2020, PT2030.
Relativamente às apostas de futuro para o desenvolvimento do nosso país, Bernardo Ivo Cruz, mencionou que a Economia Azul tem um potencial que não deve ser ignorado.

A visita do Secretário de Estado à região do Minho contou, também, com uma visita importante ao campus do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). No local foram realçados três eixos fundamentais, a internacionalização, a investigação e as competências do futuro, focadas na
formação para a região. Quanto aos eixos da investigação e das competências para o futuro, o Secretário de Estado teve a oportunidade de conhecer algum do trabalho desenvolvido no campus durante a visita ao Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada.

Também a sede da empresa Mecwide, em Barcelos, fez parte do itinerário de Bernardo Ivo Cruz com o objetivo de dar a conhecer as capacidades da empresa no Setor da Indústria Metalomecânica. No decorrer da apresentação da Mecwide, o seu CEO André Pinto, colocou em evidência a estratégia de internacionalização e os atuais desafios do setor. Além disso, foram apresentadas, por André Pinto, algumas dificuldades sentidas em toda a indústria nacional.