Logística Mundo Empresarial

“Quebrar tradições, criar inovações”

Com apenas 19 anos, Vasco Martim de Amorim é o novo CEO da My Guia. Depois de ter concluído o ensino secundário, decidiu ingressar no mercado de trabalho, passando a fazer parte do negócio de família.

Vasco Martim de Amorim, um jovem líder de sucesso, conta que, desde os 16 anos, sempre que tinha tempo livre, aos fins de semana ou até mesmo durante as férias, não perdia a oportunidade de trabalhar na empresa da família. O objetivo passava por poder ter contacto com quem já era experiente e, assim, aprender mais sobre o setor da restauração, que tanta curiosidade lhe despertava.

Apaixonado por viajar, por conhecer novas culturas e por degustar a vastíssima variedade de produtos gastronómicos, dos mais variados pontos do mundo, Vasco de Amorim desejava, desde a infância, dar continuidade à empresa que agora lidera. Considera que tal aconteceu de “forma natural, enquanto descendente”.

A sua função, na qualidade de CEO da My Guia, está patente na gestão executiva da empresa, na liderança das operações e da estratégia e no supervisionamento das equipas que tem a trabalhar consigo. “É da minha responsabilidade criar condições e investir no futuro, para garantir o sucesso da empresa, numa perspetiva a longo prazo”, afirma, com convicção.

No que diz respeito à sensação de, com a idade que tem, estar já a ocupar um cargo desta envergadura, garante que “é com uma enorme satisfação e sentido de responsabilidade” que assume este cargo “nas empresas familiares, uma com 50 e outra com 25 anos, com o objetivo de liderar e prosperar um futuro inovador”.

A My Guia foi fundada em 1997, por Luís Miguel de Amorim, pai de Vasco de Amorim, que, com 22 anos, ambicionava estabelecer-se por conta própria. “Ao longo dos anos [o meu pai] foi adquirindo imóveis e novas empresas do ramo da restauração, tendo atingido um nível de índice de desempenho e solidez financeira ‘excelente’, que lhe permite estar, pelo segundo ano consecutivo, no Top 5% Melhores PME de Portugal”.

Sendo a My Guia uma empresa proprietária de vários restaurantes, físicos e virtuais, apresenta uma diversidade de produtos, que vai desde o fast-food à comida tradicional, passando, por exemplo, pelo marisco. Tudo isto pode ser encontrado através dos serviços de restauração, “take-away, delivery e, brevemente, franchising”.

Relativamente às ambições pessoais, Vasco de Amorim pretende dar continuidade ao sucesso das empresas familiares, inovando e criando condições para os novos hábitos de consumo.

Profissionalmente, tenciona “desenvolver o franchising das diversas marcas criando o conceito MFS (Multi Franchising System), de modo a projetar a empresa a nível nacional e internacional”. Tem ainda em vista “continuar a investir em imobiliário, na área habitacional e empresarial, especialmente no setor da restauração e hotelaria, e formar uma holding para unificar todas as empresas do grupo”