Mulheres Inspiradoras

Uma vida dedicada aos cães Serra da Estrela

Suzette Preiswerk da Mota Veiga nasceu na Suíça, mas foi em Portugal que realizou um sonho de criança: viver rodeada de animais. É na vila de Manteigas, onde habita desde 1975, que se dedica ao cuidado e à criação de cães da raça Serra da Estrela. Caso queira conhecer este ambiente de perto, basta procurar pelo Canil da Quinta de S. Fernando e, para além da responsável, também os anfitriões de quatro patas vão recebê-lo da melhor maneira possível.

Para Suzette Veiga é “uma alegria” a rotina de tratar dos seus cães, naquilo que considera ser “um trabalho com muita recompensa”. Habitualmente, ocupa parte dos dias com a limpeza do canil e a cuidar dos animais. No entanto, arranja sempre um espaço de tempo para conviver com os seus cães, levando-os, muitas vezes, a passear pela serra.

As caraterísticas destes adoráveis felpudos são o que a faz manter o fascínio pela criação desta raça. O facto de ser um cão muito inteligente, calmo, observador e com um caráter independente fez com que, durante séculos, tenha sido utilizado como “cão de pastor” para guardar, proteger e defender os rebanhos de possíveis predadores. Esta capacidade exímia de vigilância, permite-lhe, também, ser “muito apreciado” como cão de guarda de quintas e moradias, por exemplo.

Na opinião da criadora, o caráter independente e paciente que a raça detém faz com que se adapte, perfeitamente, aos tempos modernos, em que os donos saem de manhã e só voltam à noite. Já a inteligência e a excelente capacidade de observação fazem deste cão um companheiro fiel em todas as ocasiões.

“No entanto, uma coisa é certa, o seu comportamento fica a dever-se, também, à educação que recebeu do dono e ao convívio com o mesmo. É um cão que não tem um comportamento agressivo. Pode ser considerado da família”, afirma a cuidadora.

No que à criação diz respeito, Suzette Veiga consegue quatro a cinco ninhadas por ano. Ressalta que são imprescindíveis as excelentes condições para a prática, como é o caso de boas instalações e a possibilidade de aquecer o espaço onde os recém-nascidos se encontram, não estivessem eles em pleno “Coração da Serra da Estrela”.

Uma vez que, para um criador, a publicidade e a divulgação da raça é muito importante, Suzette Veiga participa, “frequentemente”, em exposições caninas e privilegia o convívio com outros criadores. Como mulher inspiradora que é, escreveu um livro, integralmente sobre a raça – o “Novo Guia Prático do Cão Serra da Estrela”. A grande procura fez com que, em pouco tempo, esgotassem os exemplares.

Para além disto, a criadora encontra-se sempre disponível para esclarecer eventuais dúvidas sobre a raça e está de portões abertos, pronta a receber todos os que queiram visitar o Canil da Quinta de S. Fernando.

QUINTA DE S. FERNANDO, APARTADO 16, MANTEIGAS | TELM.: 91 946 53 18 | E-MAIL: SUZETTE.VEIGA@SAPO.PT