Educação | Ensino Mulheres Inspiradoras

A educação em toda a sua plenitude

Cristina Simões é Licenciada e Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra, com curso de Doutoramento em Ciência Política na Universidade de Aveiro. Investigadora, tem ainda experiência em Projetos Internacionais e da União Europeia, na Administração Pública e em Gestão Autárquica. Faz questão de se apresentar também como mãe, até pela importância que dá à família. Para além do vasto currículo é Diretora do Instituto Superior Dom Dinis desde 2012. Cargo que a enche de orgulho quando olha para “o trabalho desenvolvido”.

Professora no Instituto Superior Dom Dinis (ISDOM) desde 1995 e Diretora há onze anos, imagino que olhe para a instituição como “uma segunda casa”. Que breve balanço nos pode fazer desde que assumiu a direção em 2012?

Sim, aceitei este desafio do Professor Doutor Manuel de Almeida Damásio, Administrador do Ensino Lusófona, que teve o “sonho” de levar o conhecimento a vários continentes e locais do país, para fazer crescer este projeto educativo e alcançar a internacionalização. O ISDOM é um estabelecimento de ensino com sede na Marinha Grande, terra de que sou natural. Contribuir com o meu trabalho para o ISDOM, é contribuir para o desenvolvimento da minha cidade e duma instituição que também sinto como a minha casa. Olhando para o trabalho desenvolvido, sinto um enorme orgulho. O ISDOM tem investido na qualidade e na diferenciação, apostado no conhecimento especializado e assumindo-se como uma escolha de excelência. Temos vindo a aumentar a nossa oferta formativa com muitos cursos aprovados pela A3Es e DGES: Ctesps, Licenciaturas e Mestrados, alguns únicos no país, abrimos um polo em Torres Vedras e vamos continuar a expandir-nos de forma estratégica.

Tendo em conta as responsabilidades inerentes às suas funções, de que forma concilia a vida profissional com a vida pessoal?

Com dedicação. Colocando em tudo o que faço a certeza de que, mais cedo ou mais tarde, consegue a vitória quem nela crê completamente, e acreditando sempre que eu consigo conciliar a minha vida pessoal, familiar e profissional, desde que haja uma entrega da minha parte e uma forte motivação. E sou muito sortuda, pois tenho um filho que me incentiva muito, que me inspira e apoia diariamente. Também o exemplo que o meu falecido pai me deu, homem trabalhador, de luta, cheio de garra, e um forte apoio da família, permitiram que dê o melhor de mim em tudo o que faço e que consiga essa conciliação.

Estando num cargo de liderança, que conselhos deixaria a mulheres que pretendam atingir ocupações semelhantes?

Às mulheres e aos homens!!! Liderar é fazer a luz de cada elemento da minha família ISDOM brilhar!! É acompanhá-los lado a lado e motivá-los em cada passo para que acreditem que conseguem alcançar o Sucesso. E neste mundo o Sucesso começa pela intenção. Tenho uma equipa de excelência que se completa e que veste diariamente a camisola! O ISDOM tem já uma história de mais de 30 anos, na Marinha Grande, conseguindo atingir a plena empregabilidade dos seus alunos.

A que fatores se deve este sucesso?

O estabelecimento de protocolos com entidades e empresas da região envolvente, proporcionando estágios aos nossos alunos tem contribuído fortemente para a sua formação e para o sucesso da sua empregabilidade. Os protocolos com as empresas proporcionam aos alunos estágios integrados em contexto de trabalho, disponibilizando laboratórios e oficinas para desenvolvimento de modelos e protótipos, o que é vital para o desenvolvimento dos projetos. Temos atualmente parceria com mais de 250 empresas. E o facto do ISDOM funcionar em horário diurno, mas também pós-laboral, traz muitas vantagens uma vez que permite conciliar os estudos com um emprego a tempo inteiro ou parcial, durante o dia, atraindo muitos alunos de todo o país e estrangeiro. Por outro lado, apresenta uma oferta formativa adaptada às necessidades da região, fortemente industrial e empresarial.

A oferta formativa do ISDOM foi criada a pensar precisamente nas necessidades do mercado de trabalho e do tecido empresarial da região?

Sim, também. Ao longo de 30 anos o ISDOM atualizou os seus cursos, qualificou o corpo docente, e inovou na oferta de licenciaturas e outros cursos, tendo em conta sempre as necessidades manifestadas pelo mercado de trabalho e pelas empresas. A tendência será cada vez mais um ensino que faça a ligação ao mercado de trabalho. Citando Kant “É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.” Continuaremos a potenciar o conhecimento e as competências disponíveis na nossa instituição e colocá-las ao serviço da comunidade, da região, do país e do mundo. Um dos cursos que lançaram mais recentemente e uma licenciatura única no país, foi a Engenharia e Gestão da Produção de Moldes.

Tem tido muita procura?

Sim muita. O ISDOM viu aprovado pela A3es esta licenciatura que é única no país e há muito identificada como uma necessidade no nosso país e na nossa Região. Esta aprovação é o alcançar de um dos objetivos do ISDOM. A par de outras licenciaturas e de um Mestrado único no país nesta área, que vimos aprovados, é sinal da garantia de qualidade da oferta formativa, tendo contado com um forte envolvimento do grupo de empresários de moldes que garantem o estágio. As vagas foram preenchidas e temos já muitos empresários a procurar os nossos alunos desde o primeiro ano.

A Marinha Grande é, tradicionalmente, uma zona de grande fulgor industrial, tendo a vantagem geográfica competitiva de estar a “meio” do país. De uma forma mais abrangente, qual entende que tem sido o papel de uma instituição como o ISDOM para o desenvolvimento da região?

A Marinha Grande é um polo de vanguarda e excelência em áreas expressivas da economia regional e nacional, logo está mais que justificado o Projeto de Ensino Superior nesta região, multiplicando e desenvolvendo sinergias em várias vertentes com o meio envolvente. Parte do nosso corpo docente encontra-se ligado ao meio empresarial, detendo conhecimentos e competências em contexto laboral para transmitir aos alunos, o que considero uma mais-valia. A aposta no intercâmbio com a comunidade visa preparar e enfrentar os desafios que irão surgir no futuro, apostando no ensino-aprendizagem, na inovação e mudança. Os nossos diplomados são o património mais valioso do ISDOM. Grandes empresas nacionais e internacionais têm nos seus quadros licenciados no ISDOM, e o sucesso dos mesmos vem provar que temos um ensino de qualidade e com muita importância para a região e para o país.

Os vossos alunos são sobretudo da Marinha Grande e de Leiria, ou também recrutam estudantes de outras zonas?

O ISDOM nos últimos anos apostou na internacionalização e contamos com jovens de todo o país, mas também de estudantes internacionais, da Ucrânia, França, Cabo – Verde, Angola, Guiné, Brasil… entre outros.

Como é que olha para o futuro do Instituto Superior Dom Dinis?

Numa linha de crescimento ao nível da qualidade, inovação, investigação e internacionalização. Levamos o conhecimento da sala de aula para a fábrica, para as empresas de todo o mundo, tornando-as mais competitivas. A aprendizagem científica é reforçada com a componente prática e em contexto de trabalho. O ISDOM tem parcerias, projetos e estágios em centenas de empresas, que tornam as aprendizagens mais reais, e permitem, aos alunos, conhecer a realidade profissional e integrar-se no Mercado de Trabalho, tem Prémios de Mérito e um programa de Bolsas de Estudo. Temos a certeza de que o ISDOM teve responsabilidade na formação de milhares de quadros de empresas que aqui se diplomaram, saindo desta instituição de ensino com competências de excelência.

Enquanto mulher, professora e gestora, com intervenção social e política, quer deixar alguma nota final aos nossos leitores?

Gostaria de citar Jacques Delors quando escreveu que a Educação “devia fazer com que todos pudessem descobrir, reanimar e fortalecer o seu potencial criativo e revelar o tesouro escondido em cada um de nós”. Ora, isso só é possível se tivermos a capacidade de ultrapassar a visão puramente instrumental da educação, considerada como a via obrigatória para atingir certos resultados, e passarmos a considerá-la em toda a sua plenitude, como realização da pessoa que na sua totalidade aprende a Ser. A aposta na formação superior é um investimento seguro, cada vez mais necessário num mundo global e tecnológico, com crescentes desafios e adversidades, que só com competências conseguiremos vencer.