Imobiliário Mundo Empresarial

“B’Living é acreditar!”

A B’Living Real Estate é a mais recente marca Imobiliária de Braga. Está ainda a dar os primeiros passos, com a abertura da loja ao público em plena Avenida da Liberdade, bem no centro da cidade, mas são passos sólidos com a ousadia necessária, à imagem da sua fundadora. Raquel Almeida explica-nos que o “B” é de Braga, viver em Braga, mas também de acreditar (Believing). É essa energia contagiante que a empresária nos transmite nesta entrevista, enquanto nos explica a sua visão para triunfar num mercado tão competitivo.

Quando é que a Raquel Almeida decidiu abrir a sua própria empresa, apostando neste competitivo mercado do imobiliário? E como foi o seu percurso profissional até chegar a este momento?

Na verdade o sonho de ter um negócio próprio vem de longe, sempre tive uma postura muito empenhada e vestia a camisola de tal forma que por onde passava profissionalmente era como se o negócio fosse meu. Dado que tinha ideias muito próprias e uma visão única de estratégia empresarial, chegou um momento em que já não me identificava com o que me rodeava, apesar de gostar muito do que fazia. Durante 25 anos fui bancária, sempre na área comercial, em várias geografias, passei por várias áreas de negócio e funções, tendo sido a mais sólida na área do apoio financeiro a empresas. O setor era também muito competitivo e os objetivos eram para ser cumpridos e superados. Após decidir sair da Banca, recebi vários convites em diferentes setores, um deles foi para abrir uma agência imobiliária em franchising de uma marca bem implantada no mercado. Apesar de, na altura, me ter parecido o mais interessante, houve uma alteração estratégica da marca que me fez recuar e percebi que ter a minha marca própria era o que me iria realizar o sonho de ter a minha própria empresa, com a minha própria visão e estratégia! Assim surgiu a B’Living Real Estate. B de Braga, mas “B’Living” (Believing) de acreditar também!

A empresa foi fundada já em outubro, e daí para cá têm trabalhado antes mesmo da abertura da loja. Como é que têm corrido estes primeiros meses?

Têm sido meses desafiadores a nível legal, a nível logístico, de recrutamento de pessoas, formação, e dos primeiros passos de angariação de imóveis. Como se deve imaginar, não foi fácil e foi preciso muita coragem, resiliência e determinação. A empresa foi criada fiscalmente em outubro mas a marca B’Living foi criada apenas no início de 2023.O virar de página teve de ser rápido e em pouco mais de um mês da B’Living, temos já excelentes parcerias com Construtoras Imobiliárias, bastantes imóveis em prospeção, angariações de qualidade e começaram a entrar as primeiras vendas de imóveis. Somos poucos ainda, mas temos feito milagres, muito fruto do empenho de cada um e do tratamento mais personalizado de cada cliente e de cada proprietário.

A B’Living Real Estate está a dar os primeiros passos, com a abertura da loja ao público a realizar-se ainda este mês (fevereiro), na Avenida da Liberdade, bem no centro da cidade de Braga. É seguramente importante ficar tão bem localizada, numa zona nobre da cidade?

Sem dúvida! A localização não poderia ser melhor, numa zona com tráfego de viaturas e pedonal enorme, onde os nossos imóveis têm uma visibilidade fantástica para centenas de pessoas que passam diariamente à nossa porta. Estamos próximos de tudo (Bancos, serviços, comércio, notários, loja do cidadão, padarias, supermercados…) e quem passa à porta já quer entrar! Para o nosso posicionamento mais personalizado este fator é muito importante, pois cada pessoa para nós é importante e estarmos próximos das pessoas faz-nos compreender bem as suas motivações de compra, venda, ou investimento.

Que vantagens vê em apostar numa marca própria? Mais autonomia e liberdade? Há também um risco maior?

A principal vantagem é mesmo a liberdade de podermos construir algo com a nossa visão e valores próprios e ir adaptando a estratégia de acordo com o processo. O risco existe, mas quando acreditamos em nós, na nossa capacidade de fazer acontecer e na felicidade que isso nos dá, supera-se o medo do desconhecido. É como se o desconhecido já fosse conhecido, sabemos de alguma forma no que vai dar o nosso passo de ousadia. Sempre fui ousada e corajosa a nível profissional, e nada me faz mais feliz que poder ser eu própria e ter a minha liberdade de escolha e decisões.

Quantas pessoas trabalham na B ́Living? Como define o ambiente que se vive na equipa?

Neste momento somos quatro pessoas. O processo de recomeço com marca própria ainda antes de abrirmos com a marca anterior exigiu muita coragem e resiliência dos que ficaram comigo!
São os resistentes! Estou a recrutar mais duas pessoas para já, queremos ter as pessoas certas, com o perfil adequado para o nosso posicionamento e estratégia, que tenham ou comprem os nossos valores de profissionalismo, transparência, determinação, ética e serviço de qualidade. Sou muito grata pela equipa atual, todos trabalham em prol do que acreditam comigo, estão desde o início neste projeto que a certa altura foi uma “montanha russa” e querem continuar nele… fazem a diferença no projeto, na minha vida e eu na vida deles e isso é o melhor de tudo! O ambiente não poderia ser melhor. No vosso site pude ver imóveis em Braga, mas também em Famalicão e Barcelos.

A vossa área de atuação principal será esta, ou seja, Braga e os concelhos do distrito mais próximos?

Estaremos sempre onde houver clientes que nos deem oportunidade de satisfazer os seus desejos, sonhos ou necessidades… de vender, de comprar ou de investir… vamos atrás do imóvel certo para cada cliente comprador ou investidor após perceber as suas motivações e capacidade financeira e vamos atrás do investidor ou comprador para cada imóvel que angariamos de forma personalizada. A distância não nos impede, desde que tenhamos a capacidade de a gerir bem e de termos capacidade de resposta. Temos uma rede de contactos forte em várias geografias e é natural que não nos dediquemos só a Braga. Nos últimos anos os preços dos imóveis têm crescido de forma consistente.

Acredita que esta é uma tendência que se vai manter nos próximos meses, ou acha que poderão começar a estabilizar?

Acredito que enquanto a procura de imóveis for superior à oferta, a tendência ainda se manterá.Por outro lado, os custos de construção estão muito elevados, e a redução de preços é quase impraticável na obra nova. No entanto, os proprietários de imóveis usados para venda tenderão a ser mais flexíveis na negociação de preços, pois os preços não estão ajustados de facto para a grande parte da procura, de segmento médio, sem poder de compra e sem acesso ao crédito de taxas elevadas. Mas este ajuste, creio que será pequeno e demorará ainda algum tempo. O arrendamento tem vindo a ser mais procurado, o que também tem inflacionado as rendas.

Como é que carateriza o mercado imobiliário de Braga atualmente? Que tipo de imóveis são mais procurados?

O que temos assistido neste nosso arranque é que os imóveis de segmento mais elevado continuam a ter procura, bem como os imóveis usados a “bom” preço para investidores. Existem muitos investidores que procuram imóveis usados para remodelar e vender depois, ou colocar no mercado do arrendamento. Em Braga há escassez de oferta de arrendamento, sobretudo com a chegada contínua de estrangeiros. A cidade tem sido o destino escolhido por muitos para viver e os imóveis que são colocados para arrendamento ficam ocupados em poucas horas! Do ponto de vista empresarial temos sido procurados por grandes marcas para abertura de novas lojas e espaços comerciais, havendo mais oferta. E como encara o futuro deste mercado? Com a sua B’living a começar acredita que seja com muita expectativa.

Acreditamos e temos visto que há lugar para a nossa visão e posicionamento. O mercado é muito competitivo entre os vários players, mas há uma lacuna que podemos e temos vindo a preencher com um serviço de qualidade e mais personalizado. As parcerias que estamos já a desenvolver e a nossa abordagem ao mercado dão-nos a convicção de que continuaremos a ser bem sucedidos no que nos propomos… e depois temos várias áreas já em desenvolvimento que complementam a atividade de mediação imobiliária, como a intermediação de crédito, os seguros e os projetos para obras e remodelações. É um desafio constante mas estamos muito confiantes! B’Living é acreditar!