Mulheres Inspiradoras Mundo Empresarial

Quebrar o estereótipo da “Mulher da Limpeza”

Com perto de 30 anos de história, a Limpa Vip já passou por vários desafios e diferentes períodos da nossa economia. Susana Silva está à frente da gestão da empresa madeirense desde 2019 e consegue quebrar o “estereótipo da mulher da limpeza”. A gestora, com um vasto currículo na área do Marketing, dá tudo pela empresa e pela sua equipa. Uma dedicação que se reflete nos resultados e até nas distinções, ao receberem o selo de “Melhores PME em Portugal”.

A Limpa Vip iniciou a sua atividade em julho de 1994, fruto de um projeto de Luís Pimenta, atualmente sócio de Susana Silva, Sócia-Gerente e administradora da empresa. Além de prestar serviços de limpeza, tinham também uma autolavagem, bastante conhecida na Madeira, mas que teve de ser encerrada como resultado da crise de 2011. A resiliência da empresa foi posta à prova mas resistiu, passando a dedicar-se exclusivamente aos serviços de limpeza.

Foi em 2019 que Susana Silva passou a ser parte integrante do quadro da empresa onde abraça diversas áreas, entre elas a de gestão e administração. Consigo carrega uma vasta experiência profissional, pois trabalhou em ramos bastante distintos, como é o caso da restauração, do comércio e do Marketing. Neste último, trabalhou no departamento de Marketing do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM) e como responsável de Marketing da H.M. Borges Sucrs, empresa produtora e exportadora de Vinho Madeira.

“considero-me uma mulher firme, segura de mim e das minhas decisões e, sobretudo, humilde”

A sua entrada, a full-time, para a Limpa Vip coincidiu com o início da pandemia, “um ano desafiante a nível financeiro, a nível de aprendizagem e de adaptação às novas regras e técnicas de limpeza, a gestão de confiança e emoções das funcionárias perante um vírus desconhecido” relembra. A empresa conseguiu crescer e ultrapassar as dificuldades, tendo sido recompensada com a distinção de “Melhores PME em Portugal” por parte da Scoring. “É muito gratificante”, afirma Susana Silva, “para a nossa empresa significa muito recebermos distinções destas, faz-nos ganhar confiança por parte dos nossos clientes, e futuros clientes”.

Segundo a Sócia-Gerente, esta pandemia veio realçar a importância da limpeza e da higiene, áreas e serviços muitas vezes “invisíveis” para quem passa. A preocupação e valorização deste serviço aumentou muito, sobretudo nas áreas comercias e de processamento alimentar. No entanto, Susana Silva sente que ainda existe muito trabalho a fazer no que remete ao estigma perante os trabalhadores desta área.

Desmistificar a ideia, e estereótipo, que se tem da “Mulher de Limpeza” é urgente e necessário, pois está muito “longe do que é na realidade”, diz. Para quebrar esta barreira faz questão de se apresentar bem quando reúne com clientes, e potenciais clientes, pois sabe que, quando se fala de limpeza, “estão à espera de uma mulher descuidada e gosto de criar esse impacto contrário. Sinto que, de alguma forma, quebro o estereótipo da mulher da limpeza”.

“Sinto que quebro o estereótipo da mulher da limpeza”

A Limpa Vip dedica-se a todo o tipo de limpezas profissionais e especializadas, nomeadamente limpezas gerais e de manutenção em todo o tipo de estabelecimentos, limpezas de final de obra, limpeza de superfícies vidradas e seus componentes, limpeza e tratamento de diversos tipos de pavimento, lavagem de sofás, colchões, tapetes, carpetes e alcatifas, entre outros tantos serviços. Trabalham, maioritariamente, com produtos de um fornecedor, a Biosoluções do Grupo Extermínio, pela excelente relação entre preço e qualidade, “tem produtos certificados e fornecem um acompanhamento pormenorizado na área da limpeza”.

“Profissionalmente considero-me uma mulher firme, segura de mim e das minhas decisões e, sobretudo, humilde”, refere Susana Silva reiterando que a humildade é, “sem dúvida”, a caraterística que mais aprecia no ser humano, seja a nível pessoal ou profissional. Balança a determinação, a disciplina e a generosidade com o seu trabalho administrativo e de liderança.

A importância do trabalho em equipa

Atualmente, a equipa da Limpa Vip conta com 15 profissionais a full-time, entre elas duas supervisoras, e com quatro funcionárias a part-time. “Cada uma das funcionárias tem um papel importantíssimo na nossa estrutura”. Susana Silva defende a sua equipa com notória convicção e acredita que é fundamental incentivar e congratular todas as colaboradoras pelo bom trabalho que desempenham. “Elas são o rosto da nossa empresa e mantêm os nossos padrões de qualidade e excelência através do seu trabalho, pois estão em constante contacto com o cliente”.

“Cada uma das funcionárias tem um papel importantíssimo na nossa estrutura”

Para a empresa o mais importante é a satisfação do cliente e a sensação de dever cumprido, algo para o qual é fundamental cumprir os prazos estipulados. Muitas vezes, esses prazos são curtos e a equipa junta-se toda para ajudar, a própria Susana e as supervisoras já colocaram a “mão na massa” para terminar o serviço.

O objetivo da empresa é continuar a crescer, a elevar-se a outros padrões de qualidade e excelência, a aumentar o número de clientes e, consequentemente, fazer crescer a sua equipa.