Educação | Ensino

ISDOM – Ensino Superior na Marinha Grande com forte ligação ao meio empresarial tem cursos únicos no país

Cristina Simões é a Diretora do único estabelecimento de Ensino Superior da Marinha Grande – O Instituto Superior D. Dinis – ISDOM. Com uma forte ligação ao meio empresarial este Instituto apresenta na sua oferta formativa cursos com 100% de Empregabilidade e únicos em Portugal. O ISDOM desenvolve o STM – Science, Technology and Management, um plano de sinergias com as empresas, apostando na estratégia Together To Make. A procura por parte das empresas dos diplomados do ISDOM é motivo de orgulho para a instituição e para a sua Diretora.

O que caracteriza mais o ISDOM enquanto Ensino Superior?

A Marinha Grande é um polo de vanguarda e excelência em áreas expressivas da economia regional, nacional e internacional, pelo que o ISDOM assume o seu Projeto Educativo, multiplicando e desenvolvendo sinergias em várias vertentes com o meio envolvente.

O nosso corpo docente altamente qualificado encontra-se também ligado ao meio empresarial, detendo conhecimentos e competências em contexto laboral para transmitir
aos alunos, o que consideramos uma mais-valia.

Os protocolos com as empresas proporcionam aos alunos estágios no local de trabalho, disponibilizando laboratórios e oficinas para desenvolvimento de modelos e protótipos, o
que é vital e essencial para o desenvolvimento dos projetos. Estabelecemos protocolos com empresas para a realização desses estágios, mas também visitas de estudos e análise de
processos, o que é muito enriquecedor para os alunos.

Verificamos um reconhecimento por parte das empresas do contributo que o ISDOM e os seus alunos têm dado, trabalhando conjuntamente em projetos.
Criámos a STM – Science, Tecnology and Management, um plano de sinergias com as empresas, apostando na estratégia Together To Make, projetos conjuntos de profissionais, professores doutores e alunos para juntos resolver problemas reais. Os projetos colaborativos são uma forma eficiente de abordar problemas complexos e atingir ótimos resultados, por permitirem que as pessoas partilhem conhecimento, recursos e competências com um objetivo comum.

O facto do ISDOM funcionar também em horário pós-laboral traz muitas vantagens, uma vez que permite conciliar os estudos com um emprego a tempo inteiro ou parcial durante o dia. Por outro lado, apresenta uma oferta formativa adaptada às necessidades do mercado de trabalho envolvente, fortemente industrial e empresarial, motivo pelo qual apresenta cursos com uma elevada empregabilidade, alguns dos quais com 100%. Há empresas a procurarem os nossos diplomados, mas também alunos desde o primeiro ano.

De que forma o tecido empresarial local contribui para a formação dos vossos estudantes?

O principal objetivo do Instituto foi sempre e, continua a ser, o de formar quadros de excelência para o tecido empresarial regional, nacional e internacional, dotando-os dos “instrumentos” necessários à consubstancialização do “Saber”. Procuramos que os alunos formados pelo ISDOM saiam dotados, não só da capacidade de “Saber”, mas também da real vantagem competitiva de “Saber como Fazer”.

O ISDOM tem na sua oferta formativa, CTESPs, Licenciaturas e Mestrados únicos no país. De que forma o vosso plano de estudos se destaca em termos de oferta formativa?

O ISDOM tem as licenciaturas de Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial e quatro licenciaturas únicas no país: Engenharia e Gestão da Produção de Moldes, Engenharia
e Gestão da Produção Aeronáutica, Engenharia e Design Industrial e Gestão Industrial e Inovação Tecnológica. Foi ainda acreditado pela A3Es um Mestrado único no país e muito importante para a nossa região e para o nosso país: Mestrado em Engenharia e Gestão Tecnológica de Sistemas de Produção.

A evolução no ensino é constante e nos últimos anos vimos também aprovada pela DGES a criação de doze Cursos Técnicos Superiores Profissionais de nível 5 e que permitem o prosseguimento para uma formação de nível 6. Os Cursos de Técnico Superior Profissional – CTESPs criados pelo ISDOM são uma aposta na resposta ao meio: Automação e produção Industrial; Contabilidade e Gestão; Design e Multimédia; Design de Produto; Gestão Administrativa de Recursos Humanos; Gestão de Turismo; Projeto de Moldes; Sistemas Mecatrónicos e de Produção; Comércio Internacional; Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança; Gestão e Organização Industrial; e o mais recente e em pleno funcionamento, o Ctesp em Gestão da Produção Aeronáutica. Para além dos cursos de Licenciatura e dos Ctesps, o ISDOM também promove cursos de atualização, de pós-graduação e de especialização vocacionados para quadros médios e superiores de escolas, empresas e serviços. Para o próximo ano letivo estamos também a oferecer várias pós-graduações
de excelência visando proporcionar um conjunto de saberes teórico-práticos suscetíveis de assegurar uma resposta de qualidade e uma especialização nas respetivas áreas de
formação.

Continuamos também a oferecer Formação Técnica Especializada – Formação à Medida, em que os planos de formação são totalmente personalizados e adaptados às necessidades das
empresas. Procuramos ter a capacidade de antecipar mudanças, de encarar os problemas da sociedade com frontalidade, de ver mais além e de criar oportunidades e cursos que deem resposta às necessidades, visando proporcionar um conjunto de saberes teórico-práticos suscetíveis de assegurar uma resposta de qualidade e uma especialização nas respetivas áreas de formação. A nossa oferta formativa tem em conta a necessidade manifestada pelas centenas de empresas com as quais temos protocolos de parceria, mas também os questionários e as reuniões regulares de auscultação das necessidades formativas com os empresários.

O ISDOM tem uma rede de parceiros de estágio com quem, no âmbito dos vários ciclos de estudo em funcionamento, promove esta forte ligação entre a instituição de ensino superior
e as empresas.

Relativamente ao Ctesp de Gestão da Produção Aeronáutica aprovado pela DGES e em pleno funcionamento e à abertura do novo Polo em Torres Vedras, que valor vieram acrescentar ao ISDOM?

O Curso de Gestão da Produção Aeronáutica veio acrescentar valor à Instituição de ensino que através de um conjunto de docentes altamente qualificados aposta numa nova área do
conhecimento, dando possibilidade aos alunos de frequentarem um curso bastante atrativo e com procura de profissionais pelas empresas desta área. O ISDOM encontra-se localizado
numa Região onde existe tecido empresarial na área aeronáutica e na indústria de moldes, permitindo contribuir para a criação de um Cluster Aeronáutico que se encontra em desenvolvimento, resultado do posicionamento geoestratégico, e simultaneamente privilegiar a perspetiva de empregabilidade dos alunos.

Sabendo-se que a região Oeste se apresenta com características singulares que decorrem do seu passado histórico de ligação à indústria, para o ISDOM é incontornável a necessidade de mão-de-obra qualificada pela especificidade dos conhecimentos que envolve?

O ISDOM situando-se na Marinha Grande e possuindo um polo em Torres Vedras, apresenta-se na Região Oeste como uma entidade de ensino fortemente envolvida com o tecido empresarial e com capacidade para dar resposta às necessidades da região e do país contribuindo para que a taxa de desemprego se mantenha abaixo da média nacional, salientando-se que é no sector industrial onde estão empregues os diplomados na área e no qual observamos elevado nível de população empregada. A tendência será cada vez
mais um ensino que faça a ligação ao mercado de trabalho. Não é por acaso que muitos dos que aqui se formaram criaram organizações de sucesso, são quadros superiores de grupos económicos, engenheiros de produção em empresas exportadoras, gestores de recursos humanos, designers de excelência…

Continuaremos a potenciar o conhecimento e as competências disponíveis na nossa instituição e colocá-las ao serviço da comunidade, da região, do país e do mundo.

À semelhança de anos anteriores, decorreu em maio a entrega do Prémio Dr. Joaquim da Rocha Silva. Qual a importância destas distinções, promovidas por empresas internacionais, para a comunidade académica e sobretudo para os alunos?

O Grupo Vidrala é um dos grupos empresariais com quem temos uma forte ligação, não só pelos estágios que proporciona aos nossos alunos, como pelas visitas que permitem conhecer o contexto e ambiente de trabalho, e também pelo Prémio “Dr. Joaquim da Rocha e Silva” no valor de 2500€, entregue aos melhores alunos, num ato muito nobre por parte do grupo empresarial.

É importante ver empresas de excelência sediadas na região a reconhecer o mérito, contribuindo para que os alunos terminem os seus estudos com sucesso, e muitas vezes sendo também responsáveis pela sua inserção no mercado de trabalho. Para além deste grupo temos outras empresas a distinguir os nossos alunos, como é o caso do Grupo Matos Gest com o Prémio “Joaquim Matos”, que apadrinha dois alunos custeando as propinas num valor de 2500€ a cada aluno. Para os alunos é motivo de orgulho verem os seus esforços serem reconhecidos por empresas sediadas na Marinha Grande e reconhecidas internacionalmente. Para o ISDOM é sinal de que os empresários reconhecem o contributo do ISDOM na formação de profissionais de excelência.

Olhando agora para o futuro, o que pretende o ISDOM alcançar?
Apostamos na Investigação Aplicada e na Internacionalização. Temos alunos nacionais e internacionais, da Ucrânia, França, Estados Unidos da América, Canadá, Cabo-Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil… entre outros. Levamos o conhecimento “da sala de aula para a fábrica, para as empresas de todo o mundo” tornando-as mais competitivas.

Ao longo de 33 anos, aqui se diplomaram milhares de alunos, jovens e menos jovens, e temos a certeza de que o ISDOM teve a sua quota-parte de responsabilidade na formação de muitos quadros de empresas, que em nós confiaram e aqui se diplomaram, saindo desta instituição de ensino bem preparados para vencer os desafios do futuro.

A constante partilha de saberes entre o ISDOM e o tecido empresarial região onde se insere, tem permitido, ao longo dos anos, assegurar uma efetiva transferência de conhecimentos entre o Mundo Académico e o Mundo Empresarial que vamos continuar a potenciar.

Um dos próximos passos do ISDOM, sediado na Marinha Grande, é levar o Ensino Superior à Nazaré com um novo Pólo, potenciando entre outras áreas o Turismo e a Gestão, em estreita articulação com a autarquia da Nazaré, que tem manifestado, desde o primeiro minuto, uma abertura empenhada e motivada para um projeto educativo que será de excelência e de sucesso.

Que mensagem gostaria de deixar a quem ainda não conhece o ISDOM?

Venham conhecer o nosso projeto educativo, as nossas instalações e a nossa oferta formativa. Os colaboradores do ISDOM e o corpo docente estão fortemente motivados e empenhados e disponíveis para vos dar a conhecer o Instituto. Os alunos nacionais e internacionais e a Associação de Estudantes estão à vossa espera para vos receber e partilhar a experiência deles no nosso Instituto.

Numa frase, como define o ISDOM?

No ISDOM a aprendizagem científica é reforçada com a componente prática e em contexto de trabalho. Apostamos na investigação, na Internacionalização e na Qualidade e temos Parcerias, Projetos e Estágios em centenas de empresas, o que torna as aprendizagens mais reais, e permitem, aos alunos, conhecer a realidade profissional e integrar-se no Mercado de Trabalho.