Mundo Empresarial Turismo

NERBA conduz 51 empresas da Região Norte a certificação de Sustentabilidade Biosphere Tourism

De dezembro de 2019 até junho de 2023, o NERBA-Associação Empresarial do Distrito de Bragança implementou o programa de capacitação Melhor Turismo 2020, promovido pela Confederação de Turismo de Portugal, integrado no Sistema de Incentivos de Formação-acção de Qualificação para PME, financiado pelo Compete 2020 e que envolveu 83 empresas.

O grande objetivo do programa passava por capacitar e incrementar as capacidades das empresas e dos/as seus/uas colaboradores/as nas temáticas da gestão, economia digital e implementação de sistemas de gestão de sustentabilidade.

Do total de empresas que integraram o projeto, 51 viram as suas boas práticas de sustentabilidade reconhecidas, tendo sido certificadas pelo Referencial Internacional Biosphere Responsible Tourism, reconhecido pelo GSTC (Global Sustainable Tourism Council) e alinhado com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O NERBA considera assim ter conseguido gerar mais eficiência coletiva, contribuindo de forma ativa para o desenvolvimento das organizações da sua área de abrangência, induzindo práticas empresariais sustentáveis e de valor acrescentado. Este projeto conseguiu assim contribuir para o desenvolvimento das empresas do setor do turismo do Norte de Portugal, dando suporte e assegurando a devida continuidade do trabalho de diferenciação e distinção do perfil de sustentabilidade que o Destino Porto e Norte de Portugal tem trilhado e que importa ser seguido de forma consistente pelos agentes privados que asseguram a oferta neste território.

A Direção do NERBA considera também que “com esta estratégia, o próprio projeto dá o seu forte contributo para a concretização da Estratégia do Turismo 2027, nomeadamente ao nível do aumento da qualificação dos recursos humanos no setor do turismo e do desempenho de sustentabilidade das empresas, fator crítico para o reforço da competitividade do setor”. Acrescenta ainda que “sentimos que neste projeto, o NERBA se assumiu como um verdadeiro parceiro para o desenvolvimento dos negócios, dado que além de propormos um roteiro de capacitação inovador, apoiámos ainda as empresas num período muito crítico, como foi o da pandemia Covid 19. Foi, de resto, a procura por este maior suporte que levou o NERBA a solicitar um reforço do projeto em dezembro de 2022, que permitiu integrar mais 32 empresas.

Além das 51 entidades certificadas, ainda outras do grupo de 83 empresas podem vir assegurar a sua certificação de sustentabilidade a médio prazo, sendo que também como resultado do projeto, mais de 90% dos/as empresários/as envolvidos/as se considereram agora mais aptos para novos processos de inovação e gestão. No universo de empresas envolvidas estiveram representados os diversos subsetores do turismo, desde o alojamento, passando pela restauração, animação turística, transportes e agências de viagem, na sua maioria micro e pequenas empresas.

A certificação Biosphere Responsible Tourism proposta como modelo de trabalho é um dos programas de sustentabibilidade para o setor do Turismo – empresas e Destinos -com mais credibilidade e confiança internacional, de acordo com um estudo desenvolvido pela Universidade de Sherbrook, do Canadá.

Mostramos como principais resultados, até ao momento:

84 PME participantes
TIPO DE EMPRESAS:
Micro empresa 77,11%
PME 21,69%
Media empresa 1,20%

Ciclo de Gestão de Micro empresas
N.º de empresas para a Capitalizar:
Otimização de recursos financeiros: 44
N.º de empresas para a Economia digital: 44

Ciclo de Planeamento
N.º de empresas para a Implementação de sistemas de gestão: 56

N.º de acções de formação: 21
N.º de horas de consultoria totais: 6528

Onde pode saber mais:
Biosphere Sustainable para Empresas
Quer gerir e certificar a sustentabilidade da sua empresa?
Experimente a plataforma online em https://www.biospheresustainable.com/pt/destinations