Atualidade Notícias

Em Vila do Conde aprecia-se arte nas monstras do comércio local

NORTEAR - Residência Artística

“A montra – mostra de arte” volta a trazer a arte contemporânea até às ruas da cidade de vila do Conde, tornando-a acessível a todos. De 3 a 19 de novembro, as monstras das lojas de comércio local terão expostas mostras de todo o tipo de arte: performativa, circo, dança, escultura, literatura, música, e muito mais.

A 4º edição “A montra – mostra de arte” traz grandes novidades, mas mantém a sua essência: as monstras das lojas do comércio tradicional de Vila do Conde serão utilizadas para exposição de arte contemporânea, isto é, “artes performativas, artes plásticas, circo, dança, design, escultura, figurinos e cenografia, fotografia, literatura, música, poesia, teatro e vídeo”, indicou a organização. De 3 a 19 de novembro, a iniciativa volta a tentar que a arte chegue a todos, até aos que não consomem cultura.

A performance “Ocupação Cia Excessos”, de Hilda de Paulo e Tales Frey, abrirá o evento, às 19:30 horas. O foco estará na reflexão do corpo e do vestuário.

Este ano é possível contar com a residência artística NORTEAR, que pretende representar a “sua paisagem e culturas sonoras, com foco no território das caxinas”, afirmaram. É essencial “observar, escutar e interrogar os eventos sonoros das ruas, da praia, das maneiras de falar ou de cantar” para refletir com a memória representativa dos locais. Toda esta observação e estudo termina com uma espetáculo sonoro e visual no Mercado das Caxinas, no dia 5 de novembro, às 18:30 horas.

O FIS – Festival Internacional de Solos é a nova parceria e também uma das grandes novidades desta edição, trazendo a um espaço comercial de Vila do Conde, no dia 11 de novembro, às 18:30 horas, a performance “Macaquinho do Chinês” – um solo de dança, de Ana Isabel Castro, assente nas questões da imobilidade do corpo.

“A montra – mostra de arte” convidou os alunos do ensino artístico a participar, trazendo para as monstras a exposição “Blaring Haz Of Care”, com a coordenação da estudante de artes plásticas Catarina Machado.

Nas exposições que estarão presentes, de 4 a 19 de novembro, destaca-se a coletiva de fotografias “Recomeçar”, dos The Cave Photography numa colaboração com os Encontros da Imagem, onde estará presente o trabalho fotográfico de grandes artistas em Portugal. O artista plástico Francisco Laranjeira apresenta a exposição “Aqui do outro lado”, fazendo uma provocação a quem por ali passar.

No último fim de semana, no dia 18, pelas 18:30 horas, acontecerá a performance FHOSFHORUS, de Francisca Dores e Henrik Ferrara, que irá explorar a “experimentação e o improviso sonoro e audiovisual”. Para encerrar o evento em grande festa, os Bitch Boys irão atuar no dia 19, às 23:00 horas, com os irmãos Praça.

“A montra – mostra de arte” é organizada pela associação cultural vila-condense Noites Claras, contando com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Vila do Conde e com o apoio logístico da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde. O interesse e disponibilidade dos comerciantes é também essencial para que este projeto aconteça todos os anos.