Saúde e Bem-Estar

A dedicação da Motriviana à saúde e ao bem-estar dos pacientes

Alexandrina Fernandes interessou-se, desde sempre, pela área da saúde e cedo percebeu que esse seria o caminho profissional a seguir. Atualmente, com 20 anos de experiência, é CEO, fisioterapeuta e osteopata na Motriviana, uma clínica multifacetada em Viana do Castelo, que se foca na saúde e bem-estar dos pacientes.

Intervir numa perspetiva biopsicossocial, na prevenção da doença e na promoção da saúde foram os principais objetivos de Alexandrina Fernandes que, enquanto profissional, ambicionava desenvolver a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos seus pacientes, através de programas de reeducação, reabilitação e tratamento.

No seu último ano de formação estagiou na pediatria e considera ter sido “uma experiência única, marcante e desafiante”. As certezas instalaram-se e especializou-se em Educação Especial, na vertente de Intervenção Educativa Precoce. “Desde aí, nunca mais parei de procurar saber mais, adquirir mais competências e melhorar a minha prática clínica”. Ao fim de quase 20 anos de “enriquecimento pessoal e profissional”, conta já com duas cédulas profissionais, Osteopatia (cédula nº 0100451) e Fisioterapia (cédula nº 4994). Para além disto, conta com inúmeras especializações, principalmente nas áreas da Saúde da Mulher e da Pediatria.

Neste momento, Alexandrina Fernandes é a única especialista de Viana do Castelo com a formação em Terapia Manual Pediátrica Integrativa (TMPI). Trata-se de “um conceito revolucionário” em fisioterapia para avaliação e tratamento de diversas patologias neuromusculoesqueléticas e do neurodesenvolvimento em bebés e crianças.

Relativamente aos desafios que enfrenta ao tratar os mais novos, o maior passa pela aceitação do toque, em idades compreendidas entre os dois e os três anos, principalmente. Porém, possuem estratégias para o colmatar. É o caso do espaço que disponibilizam, composto por uma receção equipada com Desfibrilhador Automático Externo (DAE), cinco consultórios equipados e com pinturas realizadas à mão, um ginásio preparado para a realização de tratamentos intensivos, enfermaria, fraldário, duas casas de banho e copa. “Todo o espaço foi criado e pensado ao pormenor para o bem-estar dos mais pequenos, através de espaços lúdicos, divertidos e atrativos para gostarem de nos visitar”.

De acordo com a profissional, é “muito importante” a consulta ser “um bom momento” para a criança e respetiva família, de forma que consigam obter a colaboração no tratamento e, consequentemente, melhores resultados. O facto de estabelecerem uma excelente relação, faz com que não queiram sair da clínica no final da consulta, o que é “muito bom sinal, fica a sensação de ‘missão cumprida’”.

Na sua página de Facebook (Alexandrina Fernandes – Fisioterapia e Osteopatia Pediátrica), conta com mais de 200 recomendações de famílias que partilham a confiança e experiência sentidas no decorrer das consultas. Nas redes sociais, divulga vários ‘antes’ e ‘depois’, publicações informativas e testemunhos sobre diversos temas e resultados obtidos.

“O que é mais referenciado pelas famílias são os resultados que obtenho e partilho, que se traduzem na confiança de quem nos procura. Acompanho famílias de todo o mundo, que fazem o esforço de percorrer quilómetros devido ao feedback de outras famílias que tenho o privilégio de cuidar. É algo que me deixa muito feliz porque significa que o trabalho diário é valorizado e referenciado por famílias e por profissionais de diversas áreas, desde professores, pediatras, enfermeiros, entre outros”.

O espaço onde “a magia acontece”

A Motriviana foca-se na saúde e bem-estar dos pacientes e procura ter os melhores profissionais, a melhor tecnologia, o melhor espaço e o melhor atendimento possível. Apesar de ter iniciado funções em abril de 2005, com serviços ligados à terapia e reabilitação, em 2012 alargou a sua área de negócio para a formação profissional, sendo uma entidade certificada pela DGERT.

Está inscrita, desde 2013, na Entidade Reguladora da Saúde (ERS) como prestador de cuidados de saúde, no âmbito da Fisioterapia, Psicologia Clínica, Terapia da Fala e Nutrição. Já em 2019 obteve o licenciamento, também pela ERS, para o exercício das Terapêuticas Não Convencionais – Osteopatia. Recentemente, as instalações foram aumentadas e equipadas com aparatologia médico-estética, abrindo uma nova panóplia de serviços no âmbito da Fisioterapia Dermatofuncional e Medicina Estética. “A Motriviana demarcou ainda posição na área de prestação de serviços, na qual trabalha em parceria com Centros de Estética, Clínicas, Cabeleireiros, entre outros”.

No total, a clínica integra três alas, em que cada uma delas tem um espaço próprio e dedicado ao paciente. São elas a Ala de Saúde e Bem-Estar, onde dispõem de massagens, fisioterapia, osteopatia, ortopedia, podoposturologia, depilação a laser díodo, medicina tradicional chinesa, nutrição, psicologia e terapia da fala.

Por sua vez, a Ala de Estética Avançada e Medicina Estética apresenta aparatologia de vanguarda, realizado por profissionais de saúde, com tratamentos de Radiofrequência Indiba Deep Care, LPG Endermologia, Storz Medical Ondas Acústicas, TECAR Therapy BTL, Exilis Elite BTL, X-Wave BTL, Drenagem Linfática Manual, Pressoterapia, I-Model Esthetic, Mesoterapia Homeopática, Indiba Programa Capilar, Indiba Programa Ginecológico e Bronzeamento Natural.

Na vertente Medicina Estética, realiza tratamentos de Toxina Botulínica, Botox – Tratamento de Hiperidrose, Botox – Tratamento de Correção do Sorriso Gengival, Harmonização Orofacial, Skinbooster de Hidratação Profunda, Escleroterapia, Estimulador de Colagénio, Intradermoterapia, Microneedling, Peeling Químico, Lifting Não Cirúrgico com Fios, Mesoterapia para Olheiras e Mesoterapia Capilar. Todos estes tratamentos são realizados por profissional especialista em Medicina Estética.

O mais recente espaço, criado em 2022, a Ala de Pediatria e Saúde da Mulher, engloba consultas de fisioterapia pediátrica, fisioterapia respiratória pediátrica, osteopatia pediátrica, enfermagem, nutrição infantil, psicomotricidade, terapia ocupacional, psicologia infantil, terapia da fala, fisioterapia pélvica e osteopatia gestacional.

“Para a nossa equipa cada passo é muito importante, desde a receção, ao tratamento até ao acompanhamento contínuo de quem nos procura. Investimos na formação contínua dos nossos profissionais e no bem-estar de quem nos procura, através de um atendimento completo e individualizado”.