Turismo

A magia do céu noturno do Dark Sky® Alqueva

Em 2007 nasceu o primeiro destino de astro turismo em Portugal e o primeiro “Starlight Tourism Destination” do mundo, o Dark Sky® Alqueva. Apolónia Rodrigues é a mentora deste projeto que continua a ter uma adesão crescente e a ser reconhecido internacionalmente pela qualidade que o carateriza.

Como tivemos oportunidade de dar a conhecer aos nossos leitores, na edição de março deste ano, o conceito Dark Sky® surgiu quando a região alentejana enfrentava um enorme potencial de crescimento, despoletado pela criação do Grande Lago de Alqueva. Esta novidade acentuou o desejo de contrapor, em ritmo acelerado, a perda de população e da atividade económica. Para Apolónia Rodrigues, “o recurso comum e diferenciador, capaz de levar este destino aos quatro cantos do mundo, era o seu céu noturno escuro”. Foi a partir daqui que o conceito nasceu para responder à necessidade de implementar uma estratégia integrada, com foco no desenvolvimento sustentável e com um elemento diferenciador que o
distingue de outros destinos, a proteção do céu noturno.

O projeto tem conseguido, “com muito esforço”, evoluir dentro do que foi traçado na estratégia inicial. “Face a recursos muito escassos é sempre necessário fazer opções e grande parte do nosso dia a dia passa por escolher e avaliar opções que nos permitam continuar a crescer, a criar mais valias para o destino e isto sem nunca esquecer uma das nossas grandes missões que se reflete na proteção deste importante recurso que é o céu noturno”.

Em 2011, a Fundação Starlight atribuiu ao Dark Sky® Alqueva a certificação de primeiro “Starlight Tourism Destination” do mundo. Apesar desta distinção ter trazido “muita visibilidade”, trouxe consciência da necessidade de proteger o recurso. “Mas a certificação não é um garante de sucesso, o trabalho intensivo nos mercados internacionais trouxe o reconhecimento, os fluxos turísticos e os prémios internacionais”. Dentro do território certificado, mais concretamente na aldeia da Cumeada, perto de Reguengos de Monsaraz, implementaram o Observatório Oficial Dark Sky® Alqueva. Neste seguimento, a aldeia foi distinguida, em 2021, como “Best Tourism Village”, pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas.

Atualmente, são já mais de 50 os galardões, em categorias como a sustentabilidade, atração turística, destino de astro turismo, de natureza e de luxo, assim como ao nível da experiência turística, da diversidade e da responsabilidade. Inclusive, recentemente foi distinguido com o “Europe’s Responsible Tourism Award 2023”. Para a responsável, todas as distinções recebidas até agora são importantes pois “representam uma confirmação do caminho seguido e que o mesmo é reconhecido por diversas entidades/organizações internacionais e nacionais”.

A Associação Dark Sky® oferece uma diversidade de atividades diurnas e noturnas. O Observatório Oficial que possuem está equipado com telescópios de última geração para observações solares e astronómicas e conta com uma equipa certificada para receber o público em geral e público específico (astrónomos, astrofísicos, etc). Aqui, é possível desfrutar de “uma experiência visual única, desde a observação dos planetas à exploração das crateras na lua, passando para o céu mais profundo com uma viagem cósmica entre as nebulosas, as galáxias e os enxames de estrelas que se elevam acima de nós num dos melhores céus do mundo”. Há ainda a oportunidade para explorar “os amplos espaços ao redor do Alqueva”, os quais “oferecem também uma grande variedade de atividades que complementam os prazeres de observar o céu”. É o caso de relaxar ao pôr do sol, enquanto saboreia um cocktail, ou participar numa prova cega de vinhos à luz das estrelas.

Ao ar livre, com a natureza como pano de fundo, é possível fazer caminhadas, desfrutar de passeios a cavalo ao luar e participar em workshops de astrofotografia, quer seja um apaixonado, um principiante, ou alguém mais experiente. Para além destas atividades, o projeto conta ainda com a Rede de Parceiros Dark Sky® Alqueva, que é composta por especialistas em diferentes áreas e que reúne uma oferta de atividades diferenciada, que podem ser adaptadas às necessidades de cada cliente, “para proporcionar momentos inesquecíveis, desde o nascer do sol até ao fim da noite mais estrelada do Alentejo”. Canoagem noturna, passeio de barco ou de balão no Alqueva, stand up paddle, team-building, bird
watching noturno, orientação, ioga e eventos desportivos são só algumas das sugestões, entre muitas outras, que esta rede possibilita.

Com uma adesão “muito interessante e crescente”, cada vez mais equilibrada entre portugueses e estrangeiros, a taxa de procura resultante do contacto direto supera a barreira dos 90%, o que faz com que o impacto do projeto no crescimento da região seja motivo de orgulho para quem a ele se dedica. Sendo a sustentabilidade um pilar crucial na Associação Dark Sky®, desde o seu surgimento, uma das principais missões passa por procurar reduzir a poluição luminosa até quase zero, como forma de preservar o acesso ao céu noturno. “Apesar de parecer uma tarefa fácil, pois o resultado do excesso de iluminação não é reutilizado, não favorece nenhuma economia verde e só representa desperdício, a verdade é que, devido a mitos e questões sociológicas, esta tarefa é o verdadeiro desafio”.

O Dark Sky® Alqueva, que nasceu com seis municípios e foi crescendo para os atuais 11 em Portugal e 13 em território espanhol, evoluiu sempre com as mesmas missão e visão, mas adaptando-se de forma a conseguir ultrapassar os obstáculos de toda a natureza que se foram cruzando no caminho da equipa.


© Miguel Claro | Dark Sky® Alqueva