Turismo

Castelo Branco recebe honra da UNESCO como Cidade Criativa

A região Centro de Portugal celebrou a conquista da distinção de Castelo Branco como a mais recente integrante da sua Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO. Esta honra foi atribuída na categoria de Artesanato e Artes Populares. O anúncio chegou no Dia Mundial das Cidades, pela voz da própria diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay.

Esta é a sexta cidade da região Centro de Portugal a ser reconhecida pela UNESCO como uma Cidade Criativa. A cidade junta-se a outras localidades da região que já faziam parte dessa lista, incluindo Idanha-a-Nova e Leiria, ambas cidades criativas da Música, Óbidos, cidade criativa da Literatura, Caldas da Rainha, cidade criativa do Artesanato e Artes Populares, e Covilhã, cidade criativa do Design.

A distinção recebida por Castelo Branco baseou-se principalmente no Bordado de Castelo Branco, um património único da cidade que incorpora cores intensas e uma luz deslumbrante, graças aos fios de seda bordados sobre uma base de linho artesanal cru. Os desenhos e motivos carregam uma simbologia distinta, incluindo a árvore da vida, pássaros, cravos, rosas, lírios, romãs e corações. Essas características do Bordado de Castelo Branco foram, também, incorporadas na paisagem urbana, refletindo-se em calçadas e edifícios.

Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, expressou a sua satisfação com esta distinção, destacando o mérito da autarquia pelo seu compromisso e dedicação em promover a cultura e a criatividade da cidade. Raul Almeida afirma que é evidente a “vitalidade criativa” no centro histórico de Castelo Branco, enraizada na tradição do Bordado de Castelo Branco, e considera este reconhecimento da UNESCO “mais do que justo”.

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO, criada em 2004, inclui agora 350 cidades de todo o mundo, abrangendo sete áreas criativas distintas: Artesanato e Artes Populares, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes dos Media e Música.

Além disso, a região Centro de Portugal abriga locais e cidades que fazem parte de outras redes de distinção da UNESCO, como a Rede do Património Mundial, que inclui o Convento de Cristo em Tomar, os Mosteiros de Alcobaça e da Batalha, e a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia; a Rede de Geoparques mundiais, com o Naturtejo Geoparque e o Estrela Geoparque; e a Rede Mundial de Reservas da Biosfera, que engloba a reserva das Berlengas, parte do Tejo Internacional e parte do Paul do Boquilobo.

Estes reconhecimentos da UNESCO são, portanto, tributos à riqueza cultural e criativa da região Centro de Portugal, destacando a sua diversidade e importância a nível internacional. Castelo Branco junta-se agora a este leque de cidades de excelência criativa, partilhando o seu Bordado e a sua herança com o mundo.