Gastronomia | Vinhos

Um espaço inovador com pizzas de autor

Em novembro de 2019, Daniel Batista e Milene Rocha realizaram o sonho de uma vida ao fundarem a Encantus Pizzeria. O espaço, em Quarteira, no Algarve, é sinónimo de qualidade, inovação e dedicação. Prova disso são o feedback dos clientes e os prémios que têm sido alcançados ao longo da jornada.

E se lhe disséssemos que tudo começou com uma simples brincadeira, no quintal de casa, onde existe um pequeno forno a lenha, acreditaria? A verdade é que foi mesmo assim.

Daniel Batista, pizzaiolo há 17 anos, tem estado desde sempre ligado ao ramo da hotelaria. A sua carreira teve início, era ainda muito jovem, numa pizzaria da cidade. Depois de trabalhar durante sete anos neste espaço e de ir alargando os conhecimentos na área, foi trabalhar para uma pastelaria onde aprendeu mais uma “arte, também ela muito importante”. Em 2015 surgiu o convite para integrar a equipa de cozinha de um hotel de cinco estrelas, o Tivoli Marina de Vilamoura, onde entrou como primeiro cozinheiro para liderar a equipa do restaurante italiano. “E foi aqui, nesta grande escola, que consolidei on the job a minha formação”. 

A ideia que se traduziu num sucesso

Ora, passados uns anos decidiu, “por brincadeira”, começar a fazer pizzas para os amigos. “A verdade é que o feedback era sempre tão positivo, que já tinha amigos a convidarem outros amigos para provarem as minhas pizzas. A palavra foi-se espalhando e, às tantas, já eram mais de 20 pessoas em casa”.

Face a este sucesso, em 2019, surge a oportunidade de Daniel Batista e Milene Rocha abraçarem o projeto a que deram o nome de Encantus Pizzeria. O casal estava longe de imaginar que, passados quatro meses da abertura, tivessem de fechar a porta e só pudessem trabalhar por take-away, por causa do confinamento. Apesar do medo e da incerteza terem surgido, a perseverança falou mais alto, arregaçaram as mangas e não desistiram. “Foi uma grande vitória termos conseguido chegar até aqui”.

Um dos objetivos deste negócio passou sempre por apostar na qualidade e é por isso que tentam, ao máximo, utilizar os melhores produtos regionais. “O nosso objetivo é conseguir mudar o conceito que está instalado de que a pizza é fast food. Aqui, a pizza é o oposto, queremos que as pessoas venham usufruir de uma experiência única, aliando a paixão que tenho por esta arte, aos sabores portugueses de qualidade e em especial aos do nosso Algarve”.

Embora a base de formação de Daniel Batista seja a pizza napolitana, com todas as técnicas que foi aprendendo, conseguiu desenvolver a próprio método e, consequentemente, criar uma pizza. “A minha pizza é o resultado de todos estes anos de experiência, formação, dedicação e paixão pela arte, tornando-se assim num produto único, esta é a pizza ao estilo do Daniel”.

Ao longo destes anos, participou em vários campeonatos, ficando no pódio em diversas categorias. Em julho de 2016 ganhou o primeiro prémio no Campeonato Nacional de Pizza, o de Master Pizzaiolo. Foi ao conquistar este título que surgiu a oportunidade de integrar a primeira Seleção Nacional de Pizzaiolos, enquanto membro fundador. Em setembro desse mesmo ano, representaram Portugal na Taça do Mundo, em Nápoles, e ficaram também em primeiro lugar entre 50 nações. Em 2018, conquistou o terceiro lugar na categoria Pizza Napolitana STG. 

Depois de um interregno motivado pela pandemia, em 2022, participou no evento Pizza World Sharing, com a pizza Primavera, e conseguiu um lugar no ranking das 30 Melhores do Mundo. Este ano, enquanto integrante do Grupo Amigos Pizzaiolos Portugueses, representou o país no Campionato Mondial della Pizza, em Parma, Itália. Juntamente com outros elementos do grupo, conseguiram arrecadar os primeiros lugares de Portugal, nas seis categorias a que se candidataram. A título individual, conquistou a primeira posição portuguesa, na categoria Pizza Clássica com a Forestina.

O sonho que se tornou realidade

Relativamente à Encantus Pizzeria, a aceitação “tem sido muito boa” e se há clientes que preferem os sabores mais clássicos, outros não perdem a oportunidade de provar as pizzas de campeonato, “que são pensadas sempre para ser completamente fora da caixa”. Neste estabelecimento, os ingredientes vão variando com regularidade porque a pizza e a equipa estão em “constante evolução. Eu sou um criativo que não gosta de estar quieto e para todo o lado onde vou já estou à procura de alguma coisa que possa fazer diferente na minha pizza”. É por isto que todas as suas criações têm sempre um toque pessoal, são pensadas ao pormenor e estão em constante mutação.

Na Encantus Pizzeria, onde o serviço de bar é a grande novidade este ano, “todos os pratos levam sempre um toque especial. Alguns são finalizados com rúcula e outros com um tomate cherry aqui e uma lasca de parmesão acolá, pequenos detalhes que quando o prato chega à mesa, as pessoas ficam agradavelmente surpreendidas”. De realçar, também, que todas as pizzas são feitas na hora, o que faz com que, para terem a qualidade máxima, demorem um certo tempo de preparação. De acordo com o pizzaiolo, para que a espera não pareça longa, é possível usufruir do espaço e da música com uma bebida, desde aperitivos a gins, passando pelos cocktails, ou com as entradas – prato de carnes frias, prato de queijos, saladas, bruschettas e focaccias. Para finalizar a refeição, a sugestão de sobremesa é o best seller da casa, o Tiramisu.

“Temos a viver em Quarteira uma comunidade Italiana muito grande, que nos procura bastante, a quem agradeço muito, bem como a todos os clientes que me visitam, que acreditam no meu trabalho e me permitem continuar a viver este meu sonho”.