Turismo

Enoturismo em Portugal: Saborear a História, Cultura e um bom Vinho

Com o seu enraizado legado vinícola que atravessa séculos, Portugal oferece uma experiência de viagem verdadeiramente enriquecedora através do enoturismo. Este país, conhecido internacionalmente pela qualidade dos seus vinhos e pelo charme das suas regiões vinícolas, é um convite irresistível a todos aqueles que apreciam a magia contida num copo de vinho.

A tradição do vinho em Portugal é tão profunda quanto a sua história. Desde o cultivo das uvas até à produção de vinhos únicos, o país mantém uma relação íntima com esta bebida, que é uma parte essencial da sua herança cultural. Atualmente, Portugal orgulha-se de ter 14 regiões vinícolas distintas, cada uma com as suas características únicas e tradições, sendo elas: Vinhos Verdes, Trás-os-Montes, Douro, Távora-Varosa, Dão, Bairrada, Beira Interior, Lisboa, Tejo, Setúbal, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores. Cada região oferece uma oportunidade de conhecer o processo de vinificação de perto, mergulhar na história nas adegas históricas, algumas das quais continuam em funcionamento há gerações, guardando segredos de família em cada garrafa.

Em fevereiro de 2020, nasceu a Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO), uma entidade cujo objetivo é colocar o enoturismo português no mapa global. Para atingir este desiderato, um grupo de profissionais de diversas áreas, incluindo finanças, novas tecnologias, comunicação e marketing, recursos humanos, entre outras, uniu esforços para apoiar os enoturismos nacionais na superação dos obstáculos que se interpõem no caminho do setor.

Surpreendentemente, Portugal é o segundo maior destino mundial de enoturismo, ultrapassando nomes como Espanha, França, Nova Zelândia, Argentina ou Austrália, ficando apenas atrás de Itália. Atualmente, é o quinto país europeu com a maior área de vinhas plantadas e ocupa o nono lugar a nível global. A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) faz uma estimativa de que, mantendo-se este peso no setor, Portugal poderá arrecadar cerca de 2,1 mil milhões de euros de lucro com esta atividade.

No entanto, o enoturismo em Portugal não se resume apenas ao vinho. As regiões vinícolas deste país surpreendem não só pela qualidade dos seus vinhos, mas também pelas paisagens deslumbrantes que as rodeiam. O Vale do Douro, Património Mundial da UNESCO, é um exemplo notável disso mesmo.

Erga a sua taça e brinde a uma viagem inesquecível pelo mundo do enoturismo em Portugal! Este é um convite para explorar o passado, presente e futuro do vinho, num país onde a tradição, o sabor e a beleza das regiões vinícolas são a promessa de experiências únicas e memoráveis.