Beleza e Lifestyle

Sinta-se bem e cuide de si em Sweet Harmony

Maria Silva, que exercia a profissão de esteticista em part-time, decidiu, há sensivelmente dois anos e meio, dedicar-se por inteiro à área e fundou o Sweet Harmony. O espaço, localizado mesmo à face da EN 1, em Pinheiro da Bemposta, no distrito de Aveiro, é um centro de bem-estar dedicado ao cuidado integral do corpo, da mente e do espírito. 

Engenheira agroalimentar desde 2000 e esteticista cosmetologista desde 2003, Maria Silva teve sempre um gosto especial pela área da estética. É que, paralelamente a ter exercido em várias empresas do setor alimentar, do comércio e dos serviços, em part-time dedicava-se à saúde e ao bem-estar das pessoas, pela via da estética. Em 2021, visto que “surgiu a ideia de ser empresária e de fazer a diferença no setor”, fundou o Sweet Harmony. O que a motivou a abrir este espaço em Pinheiro da Bemposta, no distrito de Aveiro, foi a lacuna de centros de estética existente na região. Ora, Maria Silva, que privilegia um atendimento ímpar e segue a máxima de que “cada cliente é único”, pretendia proporcionar serviços inovadores, tratamentos diferenciadores e de sublimidade, daí ter escolhido, desde sempre, uma gama de produtos veganos, “de excelente qualidade, e parceiros que estivessem em sintonia de prestar o melhor atendimento”.

Os muitos serviços disponíveis

Atualmente, o Sweet Harmony disponibiliza, por marcação prévia, inúmeros serviços como cabeleireiro unissexo, manicure, pedicure, calista/pedicure medicinal, epilação a cera, design de sobrancelhas, henna, extensão, lifting e permanente de pestanas, diversos tratamentos de rosto, que vão desde limpezas de pele até tratamentos anti acne, anti manchas, antirrugas, dermaplaning, fios absorvíveis e fios tensores intradérmicos. Dispõe também de tratamentos de corpo redutores e reafirmantes, mesoterapia, drenagem linfática manual, pressoterapia, eletroestimulação, infravermelhos, lipozero, cavitação, massagens de relaxamento, terapêuticas, com pedras quentes (geotermal), tui ná, laserterapia, laser para eliminação de pelos e para cuidar das onicomicoses (fungos nas unhas dos pés e das mãos).

Possibilita, ainda, terapias de reiki, práticas de ioga e workshops variados, vocacionados para a saúde e bem-estar, bem como de automaquilhagem. Estas formações são realizadas presencialmente, com frequência mínima de seis meses, de acordo com as necessidades do público-alvo. Porém, a equipa está atenta ao mercado, com o intuito de se manter atualizada. “Felizmente, todos os serviços têm procura, uns mais sazonais do que outros, no entanto, os vouchers de ofertas e as gift box têm sucesso” e são uma oportunidade de oferta de presente, em qualquer altura do ano.

Deixar de fumar

Um dos tratamentos inovadores que faz este espaço destacarse dos demais é a Laserterapia de Desabituação Tabágica, em parceria com a DEIXADEFUMAR, que consiste na estimulação de determinados pontos auriculares, através da utilização de um laser terapêutico “de baixa intensidade e eficaz”. O efeito do tratamento incide sobre os sintomas físicos de abstinência da falta de nicotina (ansiedade, irritabilidade, stresse), diminuindo-os ou mesmo eliminando-os, tornando a fase inicial da cessação tabágica mais fácil e aumentando as possibilidades de sucesso. “O tratamento é seguro, eficaz e não tem efeitos adversos”. Na sessão, que dura 90 minutos, é feito um levantamento do perfil de fumador, mais concretamente das rotinas e dos seus hábitos. Em seguida, é feita a sessão com laserterapia auricular, “de forma segura, não invasiva, indolor e sem efeitos secundários”. Por fim, apresentam estratégias e ferramentas para que a pessoa em questão não volte a fumar.

“Considerei esta abordagem uma mais-valia para o meu negócio, na medida em que muitos fumadores pretendem deixar de fumar e este serviço inovador é muito eficaz. Achamos por bem entrar neste difícil assunto em termos de apoio social”. Relativamente à equipa do Sweet Harmony, pode-se dizer que é “pluridisciplinar, formada por colaboradores altamente qualificados, profissionais com experiência e altamente motivados” para prestar o melhor serviço possível ao cliente. Entre outros, dispõe de cabeleiro, esteticista cosmetologista, massoterapeutas, terapeutas holísticos e médico dentista especializado em medicina estética. Com uma equipa desta envergadura, criou um espaço com as condições necessárias para “oferecer um serviço de apoio social e emocional, isto é, o cliente ser parte do serviço e não um simples pagador de serviços prestados.

A parte humana é, para nós, o elemento mais importante”. Para a proprietária, o melhor feedback possível é “a manutenção e a fidelização dos clientes”, juntamente com o ‘passa palavra’ a amigos e familiares, que tem contribuído para o aumento do número de clientes em agenda.

Além deste negócio físico, Maria Silva possui, desde 2022, no site do espaço físico, uma loja online, onde é possível fazer os agendamentos relativos ao Sweet Harmony e adquirir produtos de cosmética, nutrição e bijuteria.

No que diz respeito às expectativas para o futuro, a nível profissional, o objetivo passa por continuar a desenvolver e aprimorar os serviços que o espaço tem para oferecer, incluindo novas técnicas e um olhar atento à forma como o mercado vai progredindo.