Destaque Mulheres Inspiradoras

“Cuidar é muito importante para mim”

É Médica Dentista, fundou e dirige a sua própria clínica, em Monção, no Alto Minho. Assume-se como uma “eterna estudante”, mas também como filha, irmã, tia, esposa e mãe, papel que considera o “melhor e mais importante” da sua vida. Confessa-se apaixonada por palavras, leitura, música e pessoas inteiras. Falamos de Daniela Esteves, capa desta nossa última edição de 2023. Fique a conhecê-la nesta entrevista.

A Daniela Esteves é médica dentista, fundou e dirige a clínica Monclinic, em Monção. Para começar, pedia-lhe que nos falasse um pouco de si e do seu percurso académico e profissional, para que a fiquemos a conhecer um pouco melhor.

Licenciei-me em medicina dentária em 2008. A minha escolha profissional baseou-se no facto de que “cuidar” é algo muito importante para mim. Entendo que a experiência clínica por si só não é suficiente e por isso procuro sempre manter-me atualizada com cursos, congressos e formações. Atualmente estou a fazer um curso do Dr. Ronaldo Hirata. Estou, também, matriculada numa Pós-Graduação em Dentisteria e inscrita num curso com o Dr. Luiz Baratieri. Trabalhei sempre em Monção, onde sou residente. Desde que me formei até 2017 trabalhei por conta de outrem onde tive a oportunidade de aprender e desenvolver as minhas competências e a partir daí trabalho por conta própria onde continuo essa mesma aprendizagem.

O que mais a atraiu na medicina dentária, como e quando é que decidiu seguir essa carreira?

A combinação entre a arte manual, melhorar sorrisos e a componente médica foi o que mais me atraiu. Tomei a decisão no 12º ano. No livro “Alice no país das maravilhas” desenrola-se uma conversa entre ela e o gato da qual resulta uma frase que ainda hoje trago comigo “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Eu sabia exatamente para onde queria ir! Onde queria chegar, qual o caminho que queria percorrer, quais as minhas metas, quais as minhas forças e quais as minhas limitações. Sendo eu uma aluna de ciências, a decisão foi fácil!

Qual o seu objetivo?

O meu objetivo é oferecer um acompanhamento personalizado utilizando a melhor tecnologia, os melhores materiais e as melhores práticas em saúde, sempre atenta à permanente e constante evolução e atualização de conhecimentos. Procuro o mais elevado padrão ético e profissional valorizando o trabalho de equipa, a intervisão e a colaboração diferenciada e multidisciplinar. Os meus pilares assentam no tratamento holístico, na humanização, inovação, diferenciação e tecnologia. Não sou perfeita, mas faço o meu melhor, com o rigor, a exigência, a qualidade e o compromisso que este meu projeto exige.

“Sou uma apaixonada por
palavras, leitura, música e
pessoas inteiras!
Esta sou eu: Daniela
Esteves, 39 anos, Médica
Dentista, Técnica de
Radiologia nível II,
Fundadora, Gestora e
Diretora Clínica Monclinic
e, eternamente, Estudante.
Sou também Filha, Irmã,
Tia, Esposa e MÃE, o maior,
melhor e mais importante
papel da minha vida!”

Quais são os principais serviços clínicos disponibilizados na Monclinic? Para além da saúde oral, percebi que têm uma oferta alargada de especialidades médicas.

Atualmente prestamos serviços em várias áreas da saúde: Medicina Dentária, Medicina Do Sono, Medicina do Idoso, Medicina Interna, Ortopedia, Imunoalergologia e Psicologia (Infantil, Adolescentes e Adultos). Brevemente teremos: Medicina Estética, Medicina Integrativa, Osteopatia Infantil, Hipnose Clínica e Naturopatia.

Como vê o futuro da Medicina Dentária?

Nós temos grandes profissionais, boas tecnologias e bons materiais, mas não creio que estaremos no melhor caminho. Penso que nos estamos a converter numa profissão pouco valorizada, pouco respeitada e demasiado comercial, muito longe dos profissionais de saúde que deveríamos ser. O futuro passará pela diferenciação cada vez mais especializada e profissional.

Dentro da Medicina Dentária, quais são as especialidades e tratamentos que nos pode destacar? E quais reúnem a sua preferência?

Na Medicina Dentária damos destaque à dentisteria/estética, implantologia/cirurgia, ortodontia, endodontia, odontopediatria, prostodontia e periodontologia. A minha preferência recai na dentisteria visto que trata as lesões dos dentes, sejam elas causadas por cárie, traumatismo, ou outra razão, utilizando materiais, como a resina composta, para substituir a estrutura previamente perdida. Ela restabelece e/ou melhora a estética e a função. Com pequenos incrementos estratégicos, a resina composta transforma sorrisos, preservando o dente natural. É importante salientar que, na medicina dentária, todas as áreas são de extrema importância, insubstituíveis e indissociáveis.

Qual é a importância que a Daniela Esteves dá à necessária constante atualização em áreas tão específicas e exigentes, como é o caso da Medicina Dentária, e da Saúde em geral?

O mundo é extremamente dinâmico! Estamos em constante evolução: novas tecnologias, descobertas científicas, mudanças económicas e políticas. O conhecimento atualizado permite efetuar trabalhos com mais eficiência e qualidade, para além de nos permitir adaptar às novas exigências do mercado de trabalho. A constante atualização também contribui para a formação de uma visão mais crítica e abrangente e para a evolução da carreira, o que poderá abrir portas a novas oportunidades. É importante salientar que a atualização constante é um processo contínuo. É necessário ter uma postura ativa em relação à aprendizagem, procurando informações em fontes fidedignas e participando em cursos, formações e congressos que possam contribuir para a evolução do conhecimento. A constante atualização é uma ferramenta obrigatória para o sucesso pessoal e profissional, e deve ser vista como um investimento em nós mesmos. “O primeiro passo em direção ao conhecimento é o reconhecimento da ignorância”.

Sabemos que a prevenção é fundamental na saúde oral. Que concelhos pode deixar aos nossos leitores relativamente a bons hábitos nesta matéria?

Quando a gengiva não está saudável há maior suscetibilidade a outras infeções e também a perdas dentárias e por isso deve ser a primeira a tratar. Assim sendo, o ideal é escovar corretamente os dentes, usar diariamente fio dental e visitar regularmente o médico dentista, de acordo com as suas indicações. Bons hábitos de higiene oral, alimentação saudável e hidratar-se traz muitos benefícios. Por outro lado deve-se controlar os fatores de risco: dieta rica em açúcar e ácidos, consumo de tabaco, álcool em excesso, higiene oral deficitária, atividades desportivas de alto impacto, roer unhas ou objetos duros, palitar dentes… É fundamental que os pacientes compreendam que para nós os ajudarmos e para que qualquer plano de tratamento seja bem sucedido, eles precisam de seguir novos hábitos no dia-a-dia.

Quando se deve consultar um dentista? Porque são tão importantes as visitas regulares e os check-ups?

Vários estudos científicos comprovam que a saúde oral está diretamente ligada à saúde do corpo (doenças cardiovasculares, diabetes…) e por isso as consultas devem, idealmente, ser semestrais, ou de acordo a indicação do seu médico dentista. Por muitos cuidados que tenhamos com a higiene oral diária, com o tempo vamos acumulando placa bacteriana que acaba por se transformar em cálculo. Esse cálculo é removido apenas em meio clínico. Durante a consulta faz-se uma análise dos dentes, língua, lábios e mucosas bem como o estado da mordida e movimento maxilar. Recorrer a um médico dentista apenas quando se sente dor é, definitivamente, tarde. A prevenção é essencial. Prevenir doenças orais, ou detetá-las precocemente, é de extrema importância para a nossa saúde e bem-estar. Um acompanhamento regular poderá evitar tratamentos prolongados, complicados e dispendiosos. É fundamental preservar a estrutura dentária!

Recentemente foram distinguidos pela Scoring com o selo Top 5% Melhores PME em Portugal. Qual a importância destes prémios para si?

Sermos distinguidos pela Scoring, pelo segundo ano consecutivo, saber que estamos entre os melhores e que representamos a excelência na área da saúde, em particular na medicina dentária, é a prova do reconhecimento público do nosso trabalho, sempre com o propósito de privilegiar a saúde, o conforto e o bem-estar dos nossos pacientes. Estas distinções refletem o nosso empenho, vontade e dedicação inexcedível e diária.

A Daniela Esteves, para além de profissional de saúde é também diretora e gestora da clínica. Como concilia essas duas vertentes, às quais acrescenta ainda a sua vida pessoal e familiar, claro. É difícil ter tempo para tudo?

A isto ainda somo a maternidade/amamentação, o que poderia ser realmente difícil, mas não! Primeiro, eu sou altamente organizada e meticulosa, depois separo os tempos e raramente os misturo. O tempo que dedico à clínica estou inteiramente lá e dificilmente levo trabalho para casa, assim como nunca levo trabalho de casa para a clínica. O tempo que dedico ao meu filho e aos meus também é só deles e o tempo que dedico a mim é só meu. E isto só é possível porque felizmente tenho uma excelente retaguarda – os meus PAIS. Se sou quem sou e cheguei onde cheguei é sem sombra de dúvida devido a eles. São incansáveis! Para onde eu vou eles vão, literalmente, comigo. O que me permite não descurar do meu filho e da amamentação, nem da minha vida profissional, podendo continuar em formações e a aproveitar, sempre, o conforto dos meus.

A clínica fica num edifício moderno e de fácil acesso em Monção, vila raiana do Alto Minho, muito conhecida pelos excelentes vinhos da região, por exemplo. Do outro lado do rio Minho estamos já na Galiza. É habitual ter clientes galegos?

Todos os dias! A clínica é frequentada em igual número por portugueses e espanhóis.

Ainda a esse propósito, permita-me aproveitar esta oportunidade para lhe perguntar como é trabalhar e viver numa Eurocidade, como é Monção-Salvaterra? É verdade que se tem aí mais qualidade de vida do que nas grandes cidades, por exemplo?

Sim, de facto, temos mais e melhor qualidade de vida, pois como é uma vila não temos a abundância de estabelecimentos, transportes públicos ou população como nas grandes cidades, o que a torna uma vila muito simpática, acolhedora, tranquila e segura. É uma vila tradicional com história, no distrito de Viana do Castelo, Alto Minho, conhecida por ter uma fundação antiga que remonta a 2104 a.C., tendo sido um território desejado por várias civilizações (gregos, suevos, celtas e romanos). Como somos uma vila fronteiriça com várias atrações (as termas, as caldas, o castelo, a quinta da Brejoeira, a zona fortificada, a igreja matriz, a casa do curro, a praça Deu-la-Deu) e várias festas (feira do alvarinho, feira da foda, festa da coca, festa da nossa Sra. Das Dores…) somos muito procurados por Espanhóis, Melgacenses e Valencianos, sendo estes visitantes assíduos e impulsionadores da nossa economia em todos os setores.

Quais são as suas maiores fontes de inspiração na sua vida? O que mais a motiva todos os dias?

O que mais me motiva são os valores, a excelência, a integridade, o progresso, o honrar os meus pais, o deixar legado. Fazer o meu melhor, dar o meu melhor! “É melhor que fale por nós a nossa vida, que as nossas palavras”, Gandhi.


+351 927 255 900
GERAL@MONCLINIC.PT
@MONCLINICDRADANIELAESTEVES
AV. DA BOAVISTA, RUA DA BELAVISTA, BL.1, RC/C, N.149 MONÇÃO MAZEDO E CÔRTES