Mundo Empresarial

Daniel Leal – o perfil de um jovem empresário

Daniel Leal, de 26 anos, é um dos fundadores da Atlanthia – Premium Pools, uma empresa de construção de piscinas de luxo da Póvoa de Varzim. Envolveu-se desde tenra idade no mundo do associativismo, o que permitiu um contacto assíduo com as empresas, tendo-o motivado, mais tarde, a seguir e licenciar-se em Gestão de Empresas pelo IPVC. A sua vontade e determinação ímpares levaram-no a fundar, juntamente com outros cinco sócios, o ANA.VI Group.

Daniel Leal teve desde cedo a vontade de contribuir e produzir, tendo, aos 14 anos, ingressado no clube de paintball Rangers da Póvoa Clube, uma associação renomada na cidade da Póvoa de Varzim. Mais tarde, assumiu o cargo de diretor do departamento de comunicação e marketing, tendo chegado à Direção. “Desde muito novo que a parte de criar e de pôr coisas a acontecer me suscitou um grande interesse”, afirma.

Quando entrou na faculdade, com o objetivo de se licenciar em Gestão de Empresas, tendo em mente a criação do seu próprio negócio, decidiu ingressar no mundo do associativismo estudantil e cria, em 2016, um núcleo de estudantes do curso: a Associação de Gestão, um acontecimento que o motivou a presidir a direção da Associação de Estudantes do IPVC. Daniel Leal construiu um robusto caminho de trabalho e dedicação no meio académico. Este reconhecimento culminou com a sua chegada a presidente da Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Este percurso de sucesso teve origens humildes e trabalhadoras, tendo estas influenciado positivamente a sua vontade de vencer.

Depois de terminar a faculdade, decide reativar os Leo Clube Póvoa de Varzim, um clube nacional de movimento solidário tornando-o no maior do país. Um feito de relevo dada a dimensão dos Lions a nível global. Aos 23 anos torna-se consultor financeiro e externo do Banco Best e consultor empresarial no setor da construção. Um ano mais tarde, despede-se do banco para se dedicar integralmente à empresa de construção, chegando a diretor-geral.

É assim que, já este ano, nasce a Atlanthia, com o apoio do seu sócio Rui Vaz, que também já se encontrava a trabalhar neste segmento. “A piscina, dentro daquilo que é o mercado da construção, é um dos elementos de maior diferenciação”, afirma Daniel Leal. Acredita que uma boa casa necessita de uma piscina esteticamente inovadora e com a última tecnologia.

Ao construir este caminho profissional, também fundou, conjuntamente com mais cinco colegas de faculdade, o ANA.VI Group, com o intuito de ser uma marca onde jovens empresários se ajudam mutuamente no crescimento dos seus negócios. Todos eles criaram empresas em diferentes áreas, desde agências de comunicação até à distribuição.

O balanço do primeiro ano é bastante positivo, garantindo que os projetos vão quadruplicar em 2024 e em 2025 pretendem expandir o negócio para o Dubai. O empresário pretende servir de exemplo para outros jovens empreendedores, principalmente no mercado tradicional. “Não temos que esperar pelos nossos 40 ou 45 anos para decidirmos tornarmo-nos empresários”, conclui.