Mundo Empresarial

Há 75 anos ao serviço do Setor Enológico

Somos uma empresa familiar de comércio e distribuição de químicos, enológicos, especialidades biotecnológicas, barricas e equipamentos para o setor vinícola. Este ano estamos a celebrar os nossos 75 anos, pelos quais estamos muito gratos. A presença na ENOTÉCNICA fez parte duma das primeiras iniciativas para brindarmos esta data. Nesta caminhada, agradecemos a todos os que têm estado ao nosso lado, que nos apoiam e fazem crescer.

É numa filosofia de crescimento sustentado, baseado numa cultura de satisfação de todos os intervenientes, privilegiando relações de longo prazo, que assenta a política da Ângelo Coimbra (AC). É neste quadro que a empresa procura aportar inovações que estejam em harmonia com as boas práticas e premeiem a preservação da natureza e o bem-estar de todos os seres vivos, em particular, do ser humano.

Assim, apresentamos soluções para todas as etapas de produção do vinho, desde a uva à garrafa, dando particular atenção a ferramentas que enalteçam e respeitem a nobreza da uva e do terroir. Temos uma gama abrangente, que privilegia produtos que se destinam a uma enologia preventiva. Mas, também, temos instrumentos de retificação e valorização enológica para os diferentes desafios que o enólogo enfrenta no seu dia a dia. Em AC encontra uma equipa tecnicamente bem formada e uma logística expedita, para além, de um atendimento simpático e profissional.

A Ângelo Coimbra conta com 2 instalações com armazéns, uma a norte (Maia: 5000 m2 totais) e outra a sul (Vila Moreira: 9000 m2), certificadas e devidamente equipadas, com acessos simples e estratégicos, que facilitam a logística e distribuição em todo o país.

Consideramos que a Enotécnica, nos passados dias 7 e 8 de fevereiro, na Exponor, foi um sucesso. De facto, foi com agrado que assistimos a uma franca adesão de diversos produtores das diferentes regiões do país, que muito gentilmente nos visitaram, animando assim o nosso stand. Tivemos oportunidade de dar a conhecer alguns produtos, em destaque no nosso stand, tais como:

LIBRASOR® MX: Solução inovadora desenvolvida pela Filtrox, com benefícios únicos. Tem como alvo eliminar, com toda a precisão, compostos específicos responsáveis por sabores a mofo e brettanomyces com auxiliares de filtração altamente seletivos incorporados em profundidade nas folhas de filtro, garantindo que o vinho mantenha o seu sabor e aroma distintos.

REMOND: É uma tanoaria artesanal de topo de gama da Borgonha que fabrica barricas feitas à medida de cada vinho para melhor adaptar as caraterísticas da barrica às necessidades do vinho. Para isso, oferece uma seleção das melhores madeiras de origem francesa, diferentes grãos e uma variedade de tostas de assinatura Medium Toast Long, tudo montado na perfeição para um resultado único.

OVOÏD: Os Ovoïds são tanques fáceis de utilizar e manusear, que permitem fazer uma micro-oxigenação natural, de forma controlada, com garantias de qualidade e de higiene. A forma de ovo e as dimensões dos Ovoïds estão otimizadas para favorecer a movimentação natural das borras, acentuando os movimentos de convecção provocados pela diferença de pressão e temperatura, o que resulta num vórtice que mantém as borras finas sempre em suspensão. Assim, o vinho fica mais uniforme, com taninos mais polidos e suavizados pelas porosas paredes do OVOÏD.

OENOBOIS®: Fabricante de Bordéus com critérios estritos de seleção de madeira de alta qualidade, desde a origem, com um sistema de rastreabilidade total. Têm um parque próprio de madeira, no qual as madeiras permanecem armazenadas ao ar livre 24 meses, no mínimo. Dado o vasto conhecimento do potencial organoléptico das diferentes variedades de carvalho, permite-lhes ser muito precisos na seleção e criação dos diversos produtos, adequando da melhor maneira a cada perfil de vinho.

WineLab®Touch: É um equipamento de análise simples, de precisão, fiável e flexível. Os resultados da análise estão disponíveis em minutos. WineLab pode ser utilizado para analisar em simultâneo o mesmo parâmetro de 16 amostras diferentes, ou para fazer várias análises sobre a mesma amostra de vinho. Não há desperdício, pois utiliza kits enzimáticos e não requer manutenção.

EXCELLENCE®ROSÉ: É uma estirpe de levedura Saccharomyces cerevisiae selecionada pela LAMOTHE-ABIET através da técnica de Breeding, para produção de vinhos rosés, com perfil aromático fresco e intenso. Foi selecionada pelo seu alto consumo de SO2 e pela sua baixa produção de compostos indesejáveis durante a fermentação alcoólica (acetaldeídos e compostos de enxofre). A “revelação” de ésteres fermentativos, combinado com o seu alto consumo de SO2, permite assim que a levedura revele uma paleta aromática rica e intensa. Os vinhos têm um perfil aromático marcado por notas de fruta fresca e flores, realçada por uma intensa frescura na boca.

VINIFLORA® NoVaTM: É um inóculo puro concentrado de Lactobacillus plantarum produzido pela CHR-HANSEN. É uma bactéria malolática homofermentativa, que assegura a bioprotecção, para além de uma fermentação maloláctica rápida e segura.

Aqui deixamos alguns momentos da ENOTÉCNICA, à qual fazemos votos de voltar na próxima edição! Aproveitamos para felicitar a organização pela iniciativa.
Para mais informações consultem o nosso site: www.angelocoimbra.pt.