Turismo

Fragas de São Simão: o Percurso

Localizado nas Fragas de São Simão, nas margens da Ribeira de Alge, este percurso liga o Miradouro das Fragas de São Simão à Aldeia do Casal de São Simão e à Ermida de São Simão, atravessando o fundo da garganta da Ribeira de Alge, numa viagem por diversos espaços e tempos.

Aqui, a paisagem gravita entre a rudeza agreste das Fragas de São Simão e a paisagem agrícola do vale, que evoluiu de forma harmoniosa e interdependente ao longo dos séculos. Durante todo o percurso encontramos áreas naturais, com vegetação muito próxima daquela que seria a vegetação climácica, ora em encostas declivosas, ora em fundos de vale, resquícios de Laurissilva, formação vegetal que em tempos ocupou parte do Portugal Continental.

Encontramos a praia fluvial, onde a Ribeira de Alge rasga o maciço rochoso e segue o seu caminho em direção ao Zêzere. A pureza das águas da ribeira deixa vislumbrar as pequenas pedras no seu interior e a abundância de loureiros e sobreiros oferece uma fragrância reconfortante. Daqui subimos à Aldeia do Xisto de Casal de São Simão, onde se pode visitar a loja da aldeia e provar a qualidade gastronómica do restaurante Varanda do Casal. A aldeia é guardada pela ermida que lhe dá nome, Ermida de São Simão, com uma vista de onde se observa todo o vale do Além da Ribeira.