Ambiente

Musa Natural Cosmetics

Embelezar-se com a natureza

Pela proteção do meio ambiente, da saúde e da pele, a Musa Natural Cosmetics propõe, desde 2017, a estética natural sem aditivos químicos: é uma marca de produção de Saboaria Artesanal e Cosmética Natural. Os produtos, comercializados no Fundão e criados para o corpo, rosto e lábios, são fabricados artesanalmente com matérias-primas de origem natural e vendidos online e em lojas físicas pelo país.

Idealizada por Catarina Nobre, também responsável pela gestão, produção e controlo de qualidade dos produtos, a Musa Natural Cosmetics possibilita o inverso da maioria dos cosméticos ao substituir substâncias artificiais por produtos naturais em toda a sua produção. No lugar de fragrâncias sintéticas, utiliza óleos essenciais e, em vez de corantes sintéticos, é utilizado minerais triturados como pigmento. Para a gestora da marca, a alternativa excessivamente química do mercado nada beneficia a barreira protetora da pele e foi diante disso que viu a necessidade de oferecer uma opção sustentável para os consumidores.

Quando o projeto ainda era embrionário, com produtos feitos em casa de maneira praticamente experimental, Catarina Nobre dedicou muito tempo ao aperfeiçoamento de cada formulação, através de variados testes, a fim de chegar à composição perfeita de aromas e qualidade. Com a certificação garantida, o design pensado – além de empreendedora, Catarina Nobre também é designer multimédia –, o produto chegou ao mercado e a marca ampliou-se. Chamada de ‘jovem promessa’, quando os produtos ainda eram apresentados em feiras, hoje a jovem empreendedora sente-se orgulhosa com os resultados obtidos: “por isso temos tanto orgulho dos produtos que temos hoje. Foram criteriosamente pensados”, conta.

Com a ideia de trazer melhores condições de estética e higiene, a marca também cativa os portugueses com uma coleção com ingredientes tipicamente nacionais: sabonetes com vinho do Porto – Vintage Doc, e sabonete com a Laranja do Algarve – Mediterrâneo. Ainda assim, o produto mais vendido em Portugal é o sabonete de Carvão Vegetal pela sua versatilidade. O sabonete, com propriedade conhecida pelo seu poder de limpeza e de absorção, pode ser utilizado no corpo, normalmente no duche, na limpeza facial ou como desmaquilhante. Vale a pena lembrar que, não só os sabonetes são sustentáveis, as embalagens dos mesmos também são, ao não serem plastificadas.

Com o crescimento do consumo de produtos ecológicos, Catarina Nobre explica que este fenómeno “deve-se às pessoas estarem mais informadas, porém também se deve às oportunidades de marketing que vão surgindo para enganar o consumidor e caracterizar os produtos como falsos verdes”. Segundo a fundadora da Musa Natural Cosmetics, os ditos ‘falsos verdes’ surgem a partir da ânsia de grandes empresas acompanharem a tendência ecofriendly e a reação a isso deve ser o comprometimento dos demais empreendimentos. “Cabe um pouco a nós, marcas, educar e deseducar o mercado. Isto quer dizer, mostrar as valências dos produtos naturais e evidenciar que são a melhor opção”, reflete.

Além da responsabilidade das empresas, Catarina Nobre ressalva que “ainda há um grande desinteresse da população em consciencializar-se” e que “um dos motivos que atrasa esta consciencialização é a legislação em vigor”. Ainda explica que “atualmente, em Portugal, uma marca de cosmética natural, com produção em pequena quantidade, tem a mesma carga burocrática que os gigantes que comandam os lobbys.” E acrescenta que “não existe qualquer tipo de apoio para quem faz produtos naturais e é mais vantajoso financeiramente não o fazer de uma forma sustentável e natural”.

Com um longo caminho pela frente, a Musa Natural Cosmetics trabalha diariamente para aumentar os pontos de venda no território nacional, além de traçar planos para exportar. A marca procura também expandir a sustentabilidade para não precisar, futuramente, de embalagens não sustentáveis para os produtos. Ainda assim, Catarina Nobre acredita que “o que importa mesmo é a origem e como é feito o produto”. E nisso a marca já conforta os consumidores ao divulgar que a origem provém da natureza, onde busca os ingredientes, as texturas e a inspiração.