Atualidade Notícias

Técnica que recebeu o Nobel da Medicina já é utilizada em Portugal

linfoma

Cinco portugueses estão a ser tratados com a terapia para tratar linfoma laureada com um Nobel da Medicina estudada por James P. Allison e Tasuku Honjo. Um dos cinco doentes com cancro intratável em tratamento no IPO do Porto está sem sinais da doença há quase 3 meses.

O IPO de Lisboa e Porto, já podem utilizar a técnica que foi premiada com o Nobel da Medicina em 2018. De acordo com o Expresso, cinco doentes portugueses estão a ser tratados com a referida terapia .

A terapia – criada no Brasil –  já eliminou um cancro alegadamente incurável em apenas 20 dias. Em Portugal, um doente com um linfoma terminal, que está a ser tratado no IPO do Porto, mostra não ter sinais da doença faz quase três meses.

Como funciona a terapia para curar linfoma?

O tratamento usa o sistema imunitário do próprio doente para destruir as células cancerígenas e é aplicado apenas num tumor líquido muito específico — linfomas em adultos e leucemias até aos 25 anos.

O linfoma desenvolve-se no sistema linfático, que é composto por uma rede de vasos linfáticos que transporta a linfa. Assim, os linfócitos são um tipo de glóbulos brancos responsáveis pela defesa do organismo contra agressões de agentes infeciosos.

Cinco portugueses estão a ser tratados com esta terapia atualmente, segundo a mesma fonte. Dois no Porto mostram não ter sinais da doença e outros dois estão à espera que o fármaco seja produzido, de acordo com o Serviço de Hematologia do IPO-Porto. Também na capital existe uma pessoa a aguardar e duas pessoas que ainda não sabem se poderão ser submetidas ao procedimento devido aos critérios prévios.

Assim, os resultados do tratamento mostram que o cancro diminui em 80% dos doentes até um mês depois do tratamento e em 40% dos casos há uma eliminição total da doença.

Apesar de todo o avanço da terapia, Nuno Miranda, oncologista do IPO-Lisboa afirma que no espaço de um ano os sintomas podem voltar a aparecer, o que é um dos motivos que faz o especialista considerar o tratamento precoce. Assim, o oncologista sublinha que o primeiro tratamento aplicado no Porto não resultou e a doente acabou por morrer.

Nobel da Medicina ou Fisiologia

A descoberta foi levada a cabo por James P. Allison e Tasuku Honjo. Os investigadores descobriram novas formas de manipular o sistema imunitário que se revelaram muito eficazes no tratamento do cancro. Assim, se iniciou “um novo paradigma na luta contra o cancro”, considerou o comité do Nobel.

Este ano, o Nobel da Medicina foi atribuído a três investigadores que estudaram as respostas variáveis das células consoante a disponibilidade de oxigénio.