Atualidade Notícias

Tecla3: transformar deficiência em oportunidades

Tecla3 Canal de Youtube de Pedro Teixeira
Tecla3 - Canal de Youtube de Pedro Teixeira

Transformar deficiências em oportunidades é o desafio que Pedro Teixeira, de 26 anos, se propôs a cumprir com a Tecla3. A plataforma reúne informação destinada aos deficientes, com linguagem acessível a todos.

Pedro Teixeira tem paralisia cerebral, dislexia e alguns problemas motores e, depois de ter concluído um curso na Escola Profissional Mariana Seixas e uma licenciatura em Artes Plásticas e Multimédia na Escola Superior de Educação de Viseu, viu a sua vida mudar.

Em 4 de outubro de 2018, colocou o seu primeiro vídeo no YouTube e, um ano depois lançou a plataforma de informação Tecla3. O nome vem dos teclados alfanuméricos dos telemóveis antigos em que a tecla do número 3 correspondia às letras ‘def’ de deficiente.

“Mais do que uma incapacidade, nós temos oportunidades. Vejo muitas pessoas isoladas, porque têm limitações. Não estou a dizer que é fácil, mas nenhum ser humano deve estar em casa. O que eu tento é mostrar como é que eu fiz”, contou à agência Lusa.

Dois eventos que mudaram a sua vida

Numa semana, Pedro Teixeira passou por dois eventos que motivaram a mudança na sua vida. O primeiro foi o ‘workshop’ “Como conseguir emprego em 30 dias”, na Feira do Emprego do Palácio do Gelo, onde conheceu Pedro Silva-Santos, que lhe disse ‘tu não deves procurar emprego, porque mesmo que consigas muito dificilmente vão agarrar em ti e vais ter uma carreira, devido às tuas limitações’”, relatou, acrescentando que foi aconselhado a criar o próprio emprego.

Dois dias depois, foi convidado a dar o testemunho durante uma formação e quis agradecer publicamente a oportunidade através do Facebook, mas a hora tardia a que chegou a casa levou-o a não pedir ajuda àqueles que habitualmente escreviam as suas publicações.

Ligou a webcam e fez um vídeo. Hoje acha que fez “um vídeo horrível”, mas essa experiência permitiu-lhe perceber que, em vez dos textos, para os quais precisava de ajuda, podia comunicar através dos vídeos.

Na semana seguinte, já tinha no ar o canal do YouTube, que atualmente tem cerca de 700 subscritores, e no qual Pedro Teixeira começou “a trabalhar a imagem como se fosse para um cliente”. “Tudo isto aconteceu muito rápido”, admitiu, espantado com o sucesso dos seus cerca de 80 vídeos.

No canal de Pedro Teixeira, não há só soluções, como um suporte de caneta ou um equipamento que permite mexer no rato do computador com o olhar, mas também conversas, como a que teve com o atleta paralímpico Mário Trindade.

Frame do vídeo da conversa entre Pedro Teixeira e Mário Trindade disponível no canal d Youtube Tecla3 Pedro Teixeira

Os “unboxings” são o que mais gosta de fazer, apesar de nem sempre ser fácil obter os produtos das marcas. Além disso, muitos dos produtos que mostrou no canal foram devolvidos às empresas, contou à Lusa.

A plataforma Tecla3

Um ano depois da criação do canal do YouTube, Pedro Teixeira achou que “era preciso fazer mais”. Assim, surgiu a ideia de avançar para uma plataforma de informação, juntamente com o seu amigo Carlos Figueiredo, também portador de uma deficiência.

“Há tantas dúvidas, às vezes deparamo-nos com tanta pergunta — ‘como é que fizeste isto, como é que fizeste aquilo, como é que conseguiste isso’ – e nós decidimos interpretar os textos, reunir as informações”, contou.

Assim, na plataforma encontram-se informações sobre o atestado médico de incapacidade multiúsos, o Sistema de Apoio de Produtos Adaptados, a prestação social para a inclusão, as quotas de emprego e o cartão de estacionamento, todas acompanhadas por um suporte de áudio, que Pedro Teixeira considera “super importante para os invisuais e para as pessoas que não conseguem ler corretamente”.

“Já tivemos 480 utilizadores. Não estávamos à espera de uma adesão tão boa, de comentários tão bons”, frisou. Apesar disso, Pedro Teixeira esclareceu que se trata de uma plataforma de informação e não de ajuda. “Podemos ir à procura da informação e tentar trazer a informação às pessoas, mas, como é óbvio, há instituições governamentais, como a Segurança Social, as Finanças e o Sistema Nacional de Saúde, que são as mais indicadas para ajudar as pessoas”, explicou.

Canal Youtube do Pedro Teixeirahttps://www.youtube.com/c/Tecla3PedroTeixeira

Facebook Tecla3https://www.facebook.com/Tecla3PedroTeixeira