Economia Mundo Empresarial

Crédito consolidado: vantagens e desvantagens

doutor finanças

Por Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças

Consolidar créditos é sinónimo de poupança e é ideal para várias situações: seja porque está com um nível de envidamento superior ao recomendado (30 por cento do orçamento), seja porque quer reduzir os encargos mensais, permitindo criar um pé de meia extra. Seja qual for o caso, o resultado é sempre o mesmo: poupança!

A consolidação de créditos não é mais do que juntar os empréstimos que tem dispersos. E se pensa que esta é uma solução apenas para sobreendividados está enganado.

A verdade é que se uma pessoa já tiver entrado em incumprimento, isto é, se deixou de conseguir pagar os seus compromissos com uma instituição financeira, esta saída já não está ao seu alcance.

O incumprimento é o que normalmente corresponde a ter o nome registado no Banco de Portugal, um registo que consta do mapa de responsabilidades de crédito que é um documento a que todos os contribuintes têm acesso digitalmente através do site do Banco de Portugal.

Consolidar créditos é, então, uma ferramenta de poupança porque é uma solução que alivia a carteira de muitas famílias e que pode até evitar uma situação de sobre-endividamento ou mesmo de incumprimento.
Sabia que, em média, cada família portuguesa tem sete créditos? Acha este número exagerado? Será que sabe exatamente quantos créditos tem?
Chegam ao Doutor Finanças casos que se transformam em poupanças substanciais. Temos situações em que é possível reduzir os encargos mensais para metade, com a fatura a descer, por exemplo, 500 euros por mês.

Consolidar os empréstimos tem outras vantagens: paga uma única prestação, a taxa de juro é inferior à média das taxas de juro associadas aos créditos dispersos e sabe qual será o ‘fim’ do financiamento – ao contrário dos cartões de crédito, que podem eternizar-se.

Existem vantagens, mas também há desvantagens nesta solução. Se o produto não for bem usado a situação de quem o procura até pode piorar.

No Doutor Finanças recebemos cerca de cinco mil pedidos de ajuda mensalmente e poupamos, orgulhosamente, muitos milhões a milhares de pessoas. Aqui tiramos a gravata, vestimos a bata e ajudamos as famílias. Fazemos a triagem, o check-up, o diagnóstico, e prescrevemos o tratamento. E tudo de forma gratuita para quem nos procura.

Agora que sabe o que é o crédito consolidado, procure um intermediário financeiro, como o Doutor Finanças, e dê uma nova vida ao seu orçamento familiar.