Ação Social Mundo Empresarial

A Junta de Freguesia de Estrela é uma autêntica start-up

A Freguesia de Estrela é um dos belos recantos da capital portuguesa. Mas por de trás do turismo e do património que cativa a visita de muita gente, há uma Junta de Freguesia completamente empenhada nos seus fregueses. Inovação é a palavra de ordem, por isso, o desenvolvimento de várias plataformas digitais de apoio social que têm desenvolvido. Luís Newton falou sobre os vários projetos que já mereceram várias distinções internacionais.

A Junta de Freguesia de Estrela, em Lisboa, resulta da agregação das antigas freguesias da Lapa, Prazeres e Santos-o-Velho. Por ali pode-se visitar a imponente Basílica da Estrela, o distinto cemitério dos Prazeres – jazigo de várias personalidades da história de Portugal -, ou o bairro histórico da Madragoa. Também o Museu Nacional da Arte Antiga e o Museu das Marionetas elencam uma oferta cultural distinta. Há ainda o porto de Lisboa, um dos principais motores da economia da freguesia. Apesar de tudo isto, a freguesia de Estrela demarca-se por ter uma Junta de Freguesia interventiva e com uma enorme capacidade de dar várias respostas sociais. Prova disso são os inúmeros projetos desenvolvidos para manter a proximidade com os seus fregueses.

Luís Newton, presidente da Junta de Freguesia de Estrela

Luís Newton, o atual presidente da Junta de Freguesia de Estrela destacou a importância do trabalho do atual executivo, que sempre centrou os seus esforços nas necessidades sociais – o que se revelou fundamental durante o período pandémico.  “Tivemos a necessidade de desenvolver várias respostas sociais, o que nos deu a capacidade de antecipar problemas antes da pandemia, permitindo-nos preparar respostas mais eficientes”, referiu-nos o presidente.

Neste conjunto de programas destacam-se os meios digitais e várias plataformas desenvolvidas para cumprir a proximidade que se quer de um presidente de uma Junta de Freguesia. Para garantir essa proximidade de um só executivo com a população de três freguesias, a Junta criou o ‘GeoEstrela’. Uma inovadora ferramenta de cidadania e transparência que se revelou um poderoso – e premiado – instrumento de gestão territorial em tempo real.

Também o ‘GeoSénior’ se tem revelado uma ferramenta de apoio crucial, esta é uma plataforma que junta pessoas e comerciantes e sinaliza a população idosa que vive isolada.

Há ainda programas que apoiam o desporto como o ‘Estrela Olímpica, que tem o objetivo de apoiar atletas de modalidades que não o futebol. O programa de ‘Refeições Escolares Saudáveis’, que através da mascote ‘Fomecas’ promove junto dos mais jovens hábitos alimentares saudáveis.

No contexto de pandemia o programa ‘Juntos Vamos Ficar Bem’ tem distribuído equipamentos de proteção por toda a população. Junto das crianças de famílias mais credenciadas foram também distribuídos computadores.

Recentemente a Junta criou também um seguro de saúde para os fregueses que estejam numa situação social e de saúde mais vulnerável. O programa ‘Estrela Cuida’ vai incluir assistência médica ao domicílio, teleconsulta, entrega de medicamentos e, em caso de urgência, o transporte em ambulância com o devido encaminhamento e acompanhamento médico. De destacar também o programa ‘Chame o Lixo’ uma aplicação para evitar que os sacos de lixo orgânico fiquem abandonados no meio das ruas durante todo o dia.

A Junta de Freguesia de Estrela tem vindo a apostar em vários projetos digitais, além disso dá voz a todos os eleitores através do ‘Estrela Participa’, que convida os moradores a darem sugestões de projetos. “No final do dia, as melhores ideias vêm da comunidade”, concluiu Luís Newton.