Educação | Ensino Mundo Empresarial

“Na EPADRV, há mais de 30 anos… formamos para construir (o) futuro”

Há mais de 30 anos que a EPADRV, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, é uma referência a nível nacional no âmbito da formação profissional.

O espaço físico da EPADRV não se limita ao edifício central de salas de aulas, de estruturas de apoio, biblioteca e auditório, estende-se por 10 hectares divididos em diferentes espaços formativos: – Polo Equestre, onde se inclui o centro hípico; – Polo Tecnológico, com equipamentos industriais ímpares; – Polo de Bovinos leiteiros, para a vertente agropecuária; – Polo de Restauração, com um restaurante pedagógico de excelência.

A nossa escola é um espaço singular de aprendizagem, com uma vasta área de terrenos de cultivo ao ar livre, com estufas de produção hortícola e de flores e um parque pedagógico que faz as delícias das centenas de crianças que, anualmente, nos visitam.

A nossa oferta formativa vai de encontro às necessidades do mercado. No 3º ciclo, temos dois Cursos de Educação e Formação (CEF – tipo 2), nas áreas de Tratador e Desbaste de Equinos e Serralharia Civil.

No ensino secundário, dispomos de quatro Cursos Profissionais, nas áreas de Manutenção Industrial, Agropecuária, Gestão Equina e Restauração.

A EPADRV dispõe de meios técnicos e humanos de excelência, preparados para proporcionar aos nossos alunos uma aprendizagem de elevada qualidade, num ambiente que reproduz a realidade laboral e que dota os discentes de competências essenciais para encararem o seu futuro com segurança.

Proporcionamos aos nossos alunos estágios nacionais e internacionais, com bolsa de formação, em empresas de referência. A taxa de empregabilidade da EPADRV está acima dos 65 por cento e os nossos discentes são bastante requisitados pelas empresas da região.

Outro aspeto que nos distingue, é o facto de possuirmos Residência Escolar e recebermos alunos de diferentes zonas do país e do estrangeiro, respirando-se nesta instituição a multiculturalidade e a inclusão.

A EPADRV dispõe, ainda, do Centro Qualifica, para formação de adultos, com o objetivo de promover a aprendizagem ao longo da vida, o aperfeiçoamento, a especialização e a reconversão dos trabalhadores.

A excelência da nossa formação voltou a ser certificada, recentemente, com a atribuição por mais 3 anos, do selo de qualidade formativa – EQAVET.

Na EPADRV, há mais de 30 anos… formamos para construir (o) futuro!

Artigo escrito por Paulo Alves, Presidente da CAP da EPADRV

Há mais de 30 anos que a EPADRV, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, é uma referência a nível nacional no âmbito da formação profissional.