Beleza e Lifestyle Destaque Mulheres Inspiradoras

Sara Costa – Beauty Consultant: Um verão em beleza

Sara Costa Fotografia de: @RuiGangaStudio

Entrar no espaço Sara Costa – Beauty Consultant é conhecer a alma da sua criadora Sara Costa e entrar num mundo que faz da beleza o verdadeiro caminho para o bem-estar. Sara Costa – Beauty Consultant é um culto ao amor próprio, num refúgio secreto no meio de Vila Nova de Gaia onde, mais do que cuidar do corpo e da mente descobrimos esse encontro com a nossa melhor versão.

Sara Costa dá o nome ao Sara Costa Beauty Consultant, um espaço onde se reúnem os serviços de consultaria de imagem, cabeleireiro, makeup, manicure, pedicure e até estética avançada, entre outros. É no número 104 da Rua Fernão Magalhães, em Vila Nova de Gaia onde a magia acontece, numa caminhada de encontro com a essência de cada um, num espaço que faz da privacidade uma realidade diária, longe da azáfama de uma cidade que vai correndo apressada para lá da porta de entrada.

Como uma verdadeira maestra, Sara Costa desenvolve um trabalho único e personalizado, mas até aqui, até ao momento em que abriu o seu próprio espaço, houve um longo caminho de aprendizagem. Durante oito anos trabalhou como administrativa de uma fábrica de mobiliário de decoração. “Foi uma excelente experiência, mas comecei a achar que aquilo não me satisfazia profissionalmente porque não tinha margem de evolução”, explicou Sara Costa. Determinada e convicta nas suas paixões decidiu tirar o curso de cabeleireira, e assim, durante três anos, trabalhou, estudou e durante os sábados ainda trabalhava como ajudante de cabeleireira.” Queria evoluir e queria crescer”, vinca a empresária.

Apesar de ser uma apaixonada por aquilo que faz, pela moda e pela beleza, ser cabeleireira não era um sonho que tinha desde pequena, no entanto, sendo a mais nova de dez irmãos, sempre deu um jeito nos cabelos dos irmãos, “eram as minhas cobaias e ainda hoje são”, conta em jeito de brincadeira.

Depois de sete anos de experiência no seu espaço, no Olival, foi durante a pandemia que Sara se afincou em projetar o seu caminho, dando-lhe um novo rumo, o Sara Costa – Beauty Consultant. “Nessa altura, como toda a gente, tive vários momentos de reflexão, com algum sofrimento à mistura com as incertezas provocadas por esta crise pandémica. Decidi dedicar-me aos estudos, fiz vários cursos online. Depois, acredito que o universo seja fantástico porque tudo se proporcionou”. Neste caminho fascinante e muito próprio Sara acredita ter muitas surpresas reservadas para conquistar a sua carteira de clientes e fazer com que se sintam mais confiantes.

Este é um espaço destinado à beleza, numa filosofia que nos faz procurar cada vez mais o melhor de nós, num cuidado integral que muitas vezes acontece de dentro para fora. Aqui há um processo que é seguido sempre que um cliente chega. Antes da intervenção é feito um diagnóstico, no sentido de perceber não só aquilo que o cliente pretende, mas também para um aconselhamento personalizado baseado nesta análise inicial. Este serviço de consultoria de imagem utiliza conceitos de visagismo (conjunto de técnicas usado para valorizar a beleza de um rosto) e muito mais. “Tirei uma formação como consultora de imagem e tento evidenciar-me nessa área. Quando cada cliente chega cá eu faço uma análise daquilo que ele pretende. Muitas vezes os clientes chegam com baixa autoestima e eu tento ajudar não só no exterior, na parte estética, mas também que isso se reflita no interior. É necessário perceber o que o cliente não gosta e porque não gosta, dando-lhe confiança para que se sinta confortável consigo. Este processo conta também com o serviço de maquilhagem onde cada detalhe conta para realçar os pontos fortes de cada um, tendo sempre em conta a morfopsicologia do rosto. É essencial perceber o contexto de uma mudança, se quer sentir-se mais confiante, se existe um contexto de trabalho, ou outras razões”, sublinha Sara Costa.

Fotografia de: @RuiGangaStudio

A filosofia é a qualidade seja em termos de técnica, corte ou styling. Este é um espaço onde o seu cabelo está seguramente em boas mãos, até para as técnicas mais atuais como ombré hair ou balayage.

Mas o homem tem também o seu espaço no Sara Costa – Beauty Consultant, já que existe também um recanto projetado para o sexo masculino. Neste recanto, o homem dispõe de todos os serviços, corte, manicure, pédicure, limpeza de pele, sobrancelha, ect., para que se sinta bem. “Gostamos do homem que gosta de cuidar de si e da sua imagem”.

Há ainda espaço para o serviço de medicina estética avançada, incluindo tratamentos de harmonização facial, peeling químico, carboxiterapia, pdo lifting threads, despigmentação, mas não só. “É uma estética diferente, disruptiva e mais avançada”, adianta Sara Costa.

Neste percurso, Sara Costa tornou-se também uma referência pelas noivas que transforma, com base no sonho, nas ambições e na personalidade de cada uma. É com elas que vive esses momentos especiais rumo ao grande dia. Este trabalho é atento ao detalhe, “sabemos todos os pormenores em relação à noiva, qual o estilo da cerimónia, do vestido, o gosto da própria noiva, as flores, todos os acessórios. Depois de uma análise preparo o penteado e a maquilhagem”, para que tudo dê certo. “No dia do casamento, a noiva pode vir ao salão onde temos uma sala própria, servimos o pequeno-almoço, colocamos música ao gosto da noiva… É também possível deslocação ao domicílio ou ao local pretendido. Antes deste dia, temos também packs com serviços de massagens, tratamento de rosto, manicure, pedicure”, refere Sara Costa.

Atrás do espelho, Sara Costa será sempre essa profissional próxima e atenta às necessidades dos seus clientes, com aquele carinho de quem vai semeando amizades ao longo de uma carreira que se avizinha longa e que pretende continuar a surpreender.