Destaque Mulheres Inspiradoras

Ana Gaspar Business Coach: Rumo ao sucesso do seu negócio

Vivemos numa época em que optar por abrir um negócio é algo extremamente arriscado, no entanto, os desafios são para serem enfrentados e para isso, por vezes, é necessária uma certa ajuda. Para os mais corajosos, aqueles que conseguem abrir negócios ou que já os têm, existe ajuda profissional para melhorar e crescer enquanto empresário: Business Coach. Uma referência nessa área de negócio é Ana Gaspar, a Co-fundadora da Academia de Negócios.

Ana Gaspar é uma empresária e empreendedora de sucesso “que se move pela paixão da transformação e desenvolvimento humano e empresarial, e acredita que o propósito de qualquer pessoa é o sucesso e abundância, independentemente do ‘meio’ e do ‘como’!”, começa por nos contar a Co-fundadora da Ana Gaspar Business Coach. O principal objetivo de um Business Coach, do ponto de vista profissional, é ajudar as pessoas, empreendedores, gestores e líderes, a despertar as suas melhores versões, para alcançarem o que pretendem para os seus negócios e para as suas vidas. A empresária viveu 18 anos à frente de um grupo empresarial familiar e após este tempo decidiu começar um novo projeto. Passou pela Direção da Fundação Graça Gonçalves, quando “surgiu o convite para integrar uma equipa de Business Coaches, com a qual havia trabalhado como Coachee nas empresas que administrava. Conhecia as virtudes do processo de business coaching nos meus negócios e na minha vida, como tal não hesitei”. Felizmente teve a oportunidade de voar até Inglaterra e certificar-se como Business Coach pela empresa nº.1 do Mundo de Business Coaching, algo que lhe trouxe um gratificante estatuto e um melhor desempenho na profissão.

No que toca à origem da metodologia que desenvolveu, Ana Gaspar diz que provém da sua experiência como empresária, gestora e líder, e também como business coach, lidando diariamente com empresários, gestores e líderes. É claro que, estas metodologias, também passam pelos princípios fundamentais da gestão e liderança que levam ao sucesso dos negócios dos empresários e até mesmo das suas vidas. Quanto ao Business Inner Strenght, “assenta no princípio base de que ‘não gerimos o que não planeamos e controlamos’, trata-se, fundamentalmente, de dar resposta às questões: ‘Onde estamos’, ‘Para onde vamos’ e ‘Como lá chegamos’, nas suas dimensões estratégicas e operacionais, através da utilização eficiente dos seus Meios e Recursos (Humanos, Materiais e Financeiros) e assegurando a prestação de contas – ‘accountability’- (garantindo que estamos no caminho certo), servindo o nosso nicho de mercado com mestria e propósito, superando as suas expectativas, numa relação que vai além da relação comercial, mas assente na relação ‘human to human’”, finaliza a entrevistada.

Academia de Negócios

Para o desenvolvimento das competências de gestão e liderança dos seus clientes, Ana Gaspar criou a Academia de Negócios. Esta academia oferece programas de acompanhamento que estão destinadas a start-ups e microempresas, apoiando a organização, facilitando processos e reforçando o fator de diferenciação. Também se destina a PME’s, promovendo a motivação, produtividade e eficiência, o que leva desde o favorecimento da criatividade e inovação, à promoção da competitividade e ao crescimento da empresa no mercado. A empresa também fornece programas de Grupo, onde são incluídas sessões de acompanhamento individuais, à medida das necessidades de cada empresa e empresário.

Fazem parte do leque de ofertas cursos e workshops direcionados para a gestão e liderança. Ana Gaspar adianta que, “face ao contexto desafiante que vivemos e que traz maiores desafios às empresas, estamos a levar a cabo sessões individuais de diagnóstico gratuitas, por forma a apoiar as empresas na resposta aos desafios gerados pela crise pandémica e perceber qual o modelo de colaboração que mais sentido faz, de acordo com os seus próprios objetivos e desafios”.

Falando sobre ser líder, Ana Gaspar mostra, através das suas palavras, que qualquer pessoa pode desenvolver qualquer competência ou habilidade, desde que o deseje e tome a ação com a disciplina necessária. “Hoje para fazermos a diferença temos que desenvolver a “mestria”, e isto consegue-se com a prática (o conhecimento aplicado, integrado no comportamento), e devidamente alinhado com o nosso propósito”, adianta e ainda acrescenta que é este aspeto que distingue as pessoas de sucesso.

Mencionando a crise imposta pelo Coronavírus, diz ter tido a virtude de obrigar as pessoas a sair da zona de conforto e a resgatar a melhor versão e criatividade de cada um, para que exista uma diferença para melhor. O que importa, para Ana Gaspar, é o facto de termos de nos ajustar à mudança e ganhar com isso, atingindo os nossos objetivos.

Em resposta à pergunta sobre mulheres em cargos de chefia, a empresária é da opinião que não se trata de um paradigma. Apenas menciona o estigma dos empresários dentro da sua área de trabalho. “Bem sabemos que a falta de regulação nesta área do Coaching não tem contribuído para a reputação dos profissionais do setor, mas temos feito progressos ao nível do mindset dos gestores e líderes, e de alguma forma o contexto recessivo e pandémico contribuiu para isso, ao ficarem abalados nas suas estruturas e saber fazer”.

Como conselho para novas empreendedoras, a empresária diz que a resiliência é fundamental, tal como tomar decisões assertivas. Devem estar preparadas para falhar, não prescindir de um plano e do controlo de gestão e crescer em equipa. “Nem tudo são rosas como nem sempre são espinhos. O ‘segredo’, é tirar o melhor partido dos aspetos positivos, dos ganhos, dos tempos de bonança, e relativizar os negativos, enfrenta-os com sentido prático e tomando decisões rápidas e assertivas”.