Imobiliário Mulheres Inspiradoras Mundo Empresarial

“O segredo do sucesso está no nosso foco, na nossa vontade e no nosso trabalho”

Com uma vasta experiência em negociação, construída ao longo de mais de 30 anos noutro setor, Ângela Sousa acabou por se apaixonar pelo imobiliário. É aí, enquanto consultora na CENTURY 21 P.M. Paiva & Associados, que tem ajudado outras pessoas a “realizar os seus sonhos” .

A Ângela Sousa é consultora imobiliária na CENTURY 21 P.M. Paiva & Associados. Foi também já distinguida com diversos prémios. Fale-nos um pouco deste seu percurso. Como começou esta relação profissional? E como chegou até aqui?
Depois de mais de 30 anos ligada à área de negociação e gestão de stocks, no setor do comércio grossista e retalhista, a extinção do meu posto de trabalho obrigou-me a procurar um novo rumo para a minha vida. Tentei dedicar-me a algo onde pudesse usar a minha vasta experiência em negociação, mas numa vertente onde pudesse interagir e relacionar-me com outras pessoas, ajudando a realizar os seus sonhos e a concretizar os seus objetivos. E apaixonei-me por esta profissão.

O mercado imobiliário está numa fase extremamente competitiva. Quais são os maiores desafios que enfrenta atualmente na sua atividade?
O meu principal desafio é compreender as necessidades e desejos dos meus clientes e encontrar a solução mais adequada a cada situação, independente das adversidades do momento.

Qual é a tipologia de imóvel mais procurada neste momento na sua área de atuação?
O confinamento fez com que as pessoas encarassem a habitação numa perspetiva diferente, o que provocou uma grande procura por espaços exteriores, tais como moradias ou apartamentos com quintal, terraço ou varandas. Notou-se, também, procura por terrenos urbanos para construção. No entanto, continuo a ter procura para apartamentos T1, T2 e T3, pelos mais variados clientes.

O que sente que os clientes mais procuram e esperam de um(a) consultor(a)?

Procuram alguém em quem possam confiar e que manifeste pleno conhecimento do mercado imobiliário e de todos os documentos e procedimentos inerentes à compra ou venda de um imóvel, e sobretudo alguém dedicado e rigoroso. A forma como me dedico aos meus clientes fez-me sentir que o meu trabalho não está concluído no dia da escritura ou contrato de arrendamento, havendo ainda vários serviços que, inevitavelmente, têm que ser realizados tais como: Alteração de morada no cartão de cidadão, alteração de morada no título de registo automóvel, ligação da eletricidade e gás na nova casa, ou ligação de telecomunicações. Por isso, criei parcerias que me permitem executar todos estes serviços sem qualquer custo adicional.

Enquanto mulher empreendedora que sugestões pode deixar a outras mulheres que equacionem lançar os seus próprios negócios?
Não existe diferença entre ser homem ou mulher, o segredo do sucesso está no nosso foco, na nossa vontade e no nosso trabalho. Se quisermos e acreditarmos, conseguimos.