Cultura | Património

Venham a Porto de Mós!

Porto de Mós

Concelho com alma, onde o valor do património se engrandece, em comunhão com um cenário de belezas naturais ímpares. Um território de paisagem e vida, de rostos e mãos, com iniciativa, com arte e engenho, que se oferece à descoberta.

Porto de Mós é um convite aos sentidos que despertam pela intensidade do verde da serra, talhada de muros, que se apuram na senda das lendas e da história dos templos que tem. Porto de Mós é gente, que trabalha e ergue um território diferente e que espelha, em forma de arte, a força do querer, com base no ser.

A riqueza e multiplicidade do património cultural, em todas as suas vertentes, é uma constante em qualquer percurso que se trace. A singularidade do castelo, de verdes torres, a ligação umbilical à afirmação da independência nacional, alcançada nos campos de São Jorge, palco da Batalha Real. Ainda as marcas da religiosidade nos ricos altares e frontarias emblemáticas das igrejas e capelas, o assobio das velas dos moinhos que justificam o porto das mós, o casario, rústico e harmonioso, constituem sítios e lugares de memória que traduzem identidade.

Porto de Mós é também receber, de braços abertos, com charme, com calor, com simpatia, com cheiro a alfazema e a alecrim. O turismo rural e de natureza fazem deste lugar um mundo a descobrir. Do castelo apalaçado ao campo militar de São Jorge, do fundo das Grutas de Mira de Aire ao cimo das Serras de Aire e Candeeiros, tanto há para ver e viver. Mas falta referir o que, de facto, torna Porto de Mós diferente: as pessoas.

Porto de Mós

A cultura e a gastronomia

Esta é uma terra rica em tradições e com uma vida cultural ativa que procura proporcionar aos seus residentes e visitantes uma agenda cultural, onde a contemporaneidade e os costumes andam de mãos dadas. Sãos exemplos disso os festivais de teatro, a Semana Santa, as Festas de São Pedro, o Festival Viver, o Encontro de Concertinas da Barrenta, o Natal Encantado, não esquecendo as atividades desportivas como a Taça de Portugal Downhill, o Downhill Urbano, os 17 km Serra d’Aire, entre tantas outras iniciativas.

E porque quem vem deve ir confortado, há que falar da gastronomia e de quem a põe no prato. Vários são os locais onde os aromas da serra tomam forma em pratos requintados, de sabores ancestrais e retoques contemporâneos, sempre com a simpatia e simplicidade que caracterizam os portomosenses.

O convite a visitar o concelho

Levantámos, aqui, um pouco do véu sobre o que Porto de Mós tem para ver e viver. Fica o convite para virem conhecer este território, sabendo que o que não se pode dizer em palavras conquista o olhar e o coração de quem cá vem. Por isso, venham viver a história, venham sentir a terra, venham cheirar as estações, venham saborear a gastronomia que nasce na serra. Venham!