Atualidade Notícias

Porto: Escola Solidária garante refeições às crianças durante a pausa letiva

by Joao Malainho
Câmara Municipal do Porto

As cantinas escolares da rede pública da cidade do Porto continuam a assegurar as refeições dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e das crianças do Jardim de Infância, durante as férias de Natal.

A iniciativa Escola Solidária, da responsabilidade da Câmara Municipal do Porto, abrange alunos e também os irmãos, com idades entre os três e os dez anos. Isto mesmo que não frequentem um estabelecimento de ensino da rede pública do Porto, o que, de acordo com a Autarquia, “possibilita o acesso a uma refeição nutricionalmente equilibrada às crianças que necessitem deste serviço”.

Almoço e lanche estão assegurados até 30 de dezembro, sendo gratuitos para os alunos de Escalão A. O Escalão B paga 0,73 euros, e para o Escalão C o valor é de 1,46 euros. De acordo com a Autarquia, este ano, dado o período de contenção que decreta a obrigatoriedade de encerramento das atividades letivas e não letivas presenciais já a partir desta segunda-feira, o serviço de refeições passa a ser servido “exclusivamente na modalidade de takeaway” e estará em funcionamento até ao dia 7 de janeiro de 2022.

Para evitar qualquer desperdício alimentar, os encarregados de educação terão, obrigatoriamente, de efetuar inscrição prévia junto do respetivo agrupamento de escolas. O serviço está em funcionamento entre as 12:30 e as 13:30 horas.

Durante o período de suspensão letiva, em cada agrupamento de escolas, será identificado um estabelecimento de ensino que promova o acolhimento dos filhos ou outros dependentes dos profissionais considerados essenciais.