Atualidade Economia Notícias

Exportação de vinhos portugueses aumentou

Adega Vinho do Porto - Joao Malainho - IN Corporate Magazine

As exportações de vinhos portugueses aumentaram 3,8% em volume e 8,6% em valor entre janeiro e novembro do ano passado, comparativamente com 2020. O Douro aumentou 11% em quantidade e 18% em valor, aproximando-se dos 547 milhões de euros.

Os números do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) foram divulgados, em comunicado, pelo Ministério da Agricultura. “Os vinhos portugueses têm revelado uma evolução notável, em grande parte impulsionada pelas exportações. Os dados agora divulgados pelo INE vêm sublinhar isto mesmo, ao mesmo tempo que evidenciam a resiliência do setor”, assegurou a ministra da Agricultura.

Segundo o INE, entre janeiro e novembro de 2021, as exportações de vinho aumentaram 3,8% em volume, 8,6% em valor e 4,6% em preço médio, comparativamente com o período homólogo do ano anterior.

Os vinhos da Região Demarcada do Douro registaram um crescimento de 11%, em quantidade, e de 18% em valor, aproximando-se de um volume de negócios de 547 milhões de euros.

De acordo com o comunicado, novembro de 2021 “foi um mês particularmente positivo” para as vendas de vinhos do Douro e Porto, “tendo sido o melhor mês de todos, desde o início de 2019, em termos de volume de negócio, quer no mercado nacional, quer ao nível das exportações”.