Educação | Ensino

Ao serviço da formação e do desenvolvimento rural de Serpa

É bem no coração do Baixo Alentejo que encontramos a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (EPDRS). Instalada na Herdade da Bemposta, apresenta condições únicas na região, do ponto de vista dos recursos físicos e humanos, que lhe conferem uma dimensão de grande relevância a nível regional e nacional.

Com uma oferta educativa muita completa em áreas como a agricultura, as agroindústrias, a construção civil tradicional e a equinocultura, a EPDRS tem uma presença muito marcante em Serpa. O existência do centro hípico federado é uma valência de enorme importância no contexto formativo e cultural da Escola, que se assume como uma força motriz dinamizadora do desenvolvimento rural de toda a região.

A exploração, com uma superfície agrícola útil de 42,14 ha, acompanha as dinâmicas agrícolas atuais que se estão a desenvolver na região abrangida pelo Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, desde as culturas arvenses de regadio, ao olival, amendoal e vinha. Não está descurado o papel da EPDRS na consciencialização dos alunos para as questões ambientais, praticando uma agricultura sustentável, o que determina que a exploração agrícola esteja incluída no modo de Produção Integrada.

A dinâmica agrícola está suportada por todo um parque de máquinas que permite à EPDRS responder adequadamente à formação dos alunos e às necessidades que a área agrícola exige. Esta estrutura introduz uma dimensão na formação dos jovens que potencializa a noção de fileira produtiva, não apenas de produção de matérias-primas, mas também numa dimensão industrial: lagar de azeite e uma queijaria. Temos ainda a considerar, uma sala de indústrias que está preparada e certificada, não só para acondicionamento de produtos frescos provenientes do setor hortícola e frutícola, mas também na transformação de algumas matérias-primas provenientes desse setor, como é o caso das compotas ou do vinagre. Existe ainda um espaço reservado à produção de vinho alimentado pela vinha da escola.

Com picadeiros descobertos, campo de dressage, campo de saltos e de cross, cavalariças e salas de arreios, o centro hípico promove diversas atividades desportivas e lúdicas. A EPDRS aposta forte na sensibilização de toda a comunidade escolar para a necessidade de proteger o ambiente. Fá-lo ao nível da prática pedagógica, projetos e na certificação da produção agrícola e animal em Modo de Produção Integrado. Acrescenta-se ainda a Central de Compostagem que trata os resíduos orgânicos com origem na exploração agrícola e no Centro Tecnológico. Sendo uma mais-valia, a EPDRS dispõe de uma Residência de Estudantes, propriedade do Ministério da Educação, com capacidade para alojar alunos fora do concelho que escolhem esta escola para a sua formação.