Cultura | Património

Valpaços – A Essência Natural

O concelho de Valpaços é mais que os seus 550 Kms2 de lindíssimas paisagens, mais que os seus terrenos cultivados de excelentes produtos, mais que as suas 25 magníficas freguesias cheias de património que vale a pena descobrir.

De riqueza e variedade de fauna e de flora, que potencia a prática de atividades de lazer, atraindo públicos diferenciados, de vários pontos do país, em distintas épocas do ano, Valpaços é também sinónimo de modernidade.

A qualidade dos acessos, uma herança patrimonial de elevado valor arquitetónico e histórico, a gastronomia, o saber receber tão intrínseco dos valpacenses e a mestria no cruzamento entre tradição e modernidade, fazem de Valpaços um destino ímpar.

Não deixe de visitar projetos turísticos de qualidade superior, bem como a Loja Interativa de Turismo, a Casa do Vinho, a Ecovia do Rabaçal, as praias fluviais, os Lagares Cavados na Rocha, entre muitos outros lugares ímpares que só encontra em Valpaços – A Essência Natural – a Capital do Folar, onde o Vinho, o Azeite, o Fumeiro e o Mel merecem que se deixe levar por sabores divinais.

Ecovia do Rabaçal

A Ecovia do Rabaçal tem sido uma porta de entrada de turistas no Concelho. Da responsabilidade do Município, agrega três percursos distintos que perfazem cerca de 60 quilómetros (www.ecoviadorabacal.pt). Às já existentes casas de turismo rural, restauração, lagares cavados na rocha, locais de provas de vinho ao longo da Ecovia, junta-se um Centro de Observação de Aves Aquáticas e a Via Ferrata. Esta permite aos mais aventureiros treparem a vertente sobranceira ao rio, em segurança mas desafiando as vertigens. Trata-se de um percurso de escalada com mais de 100 metros de rochas, algumas com inclinação negativa e com uma ponte de cabos de aço no cimo.

Além dos passeios a cavalo, dentro em breve o tempo permitirá também, ao longo da Ecovia do Rabaçal, os passeios de caiaque no rio.

Praia Fluvial do Rabaçal

Localizada a cerca de 8 Km da cidade de Valpaços, apresenta excelentes condições naturais para a prática de desporto e momentos de lazer. É uma praia totalmente acessível até ao leito do rio, através de passadiços, para que todos usufruam com maior conforto, segurança e qualidade daquele espaço. É lá que encontramos o Centro Interpretativo da Ecovia do Rabaçal, ponto de encontro das três rotas que fazem parte do percurso pedestre que lhe dá nome.

A Praia Fluvial do Rabaçal conta com a presença de nadador salvador nos meses de Verão. Possui serviço de bar, parque de merendas, parque infantil, entre outras comodidades como Hotspot Wi-fi, além de estar situada junto ao Parque de Campismo do Rabaçal.

A Praia Fluvial do Rabaçal conquistou recentemente, pelas características que apresenta, o PRÉMIO CINCO ESTRELAS REGIÕES 2022, programa que vai na 5ª edição e distingue os principais recursos patrimoniais e marcas locais de cada distrito.