Na Póvoa de Lanhoso as Hortas Comunitárias contam já com seis talhões, que começam a ser cultivados pelas famílias do Concelho.
Impulsionado pela Câmara Municipal, o projeto das Hortas Comunitárias abrange a disponibilidade gratuita de terreno para cultivo, a partilha de utensílios, o fornecimento de água para rega e a formação.
Iniciada a 27 de junho, esta formação conta, até ao momento, com quatro sessões direcionadas especialmente para a preparação do terreno. As próximas sessões começam a partir de agosto e são destinadas a pessoas que possam já ter oportunidade de plantar e de semear.
Ainda estão disponíveis talhões para cedência, localizados nas imediações do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos (CICC). Podem candidatar-se famílias e entidades Povoenses. As formações decorrem às segundas-feiras, a partir das 19h00, no CICC, e todos os interessados podem participar.
Nas próximas sessões serão abordados vários temas, entre eles, a compostagem (vermicompostagem), a atração de espécies auxiliares para combater pragas na Horta, a colheita e conservação dos produtos da Horta, o plano de sementeira/plantação e a manutenção da Horta nas quatro estações.
A participação é gratuita e as inscrições devem ser enviadas para centro.ambiental@mun-planhoso.pt.