Cultura | Património Turismo

A última etapa de todos os caminhos de S. Bento

Situado na freguesia de Rio Caldo, o Santuário de São Bento da Porta Aberta é, desde há muitos anos, uma referência incontornável da vida de Terras de Bouro, no distrito de Braga. É aqui que vão dar todos os caminhos que destacamos nesta edição, presenteando quem ali chega com a maravilhosa vista das encostas da Serra do Gerês e as frescas águas da albufeira da Caniçada.

Localizado no lugar da Seara, freguesia de Rio Caldo / Terras de Bouro é um santuário com centenas de anos de tradição de romagem em honra de São Bento. O culto originou-se com a construção de uma pequena ermida do início do Séc. XVII. Como era normal naquela época, esta capela tinha um pequeno alpendre e as portas sempre abertas, pelo que servia de abrigo a todos os que ali passavam.

Com o crescimento do culto, existiu a necessidade de ampliar essa construção, sendo erigido então o templo a São Bento, uma obra que durou 15 anos, de 1880 a 1895. Importantes alterações foram feitas, tais como a colocação de um retábulo de talha doirada a ouro brunido, bem como a colocação de painéis de azulejos, pintados por Querubim Lapa, que retratam passagens da vida do santo.

São Bento, carinhosamente apelidado de “senhor são Bentinho”, ao longo dos séculos ganhou a fama de “médico curandeiro para todos os males”, ganhando mais preponderância em fazer desaparecer os Cravos (Problemas cutâneos muito comuns), por isso, a oferenda de cravos (a fl or) em molhos junto ao trono principal.

Com o crescente que o culto continuou a ter, em 1998 foi inaugurada uma nova cripta muito mais ampla, construída ao lado do templo do séc. XIX, obra do arquiteto Luís Cunha.

No mês de Abril de 2015 foi concedido, pela Santa Sé, o título de Basílica ao Santuário do S. Bento. Esse título é concedido a algumas igrejas, pela sua antiguidade ou por serem grandes centros de devoção e de peregrinações.

As principais datas de romagem são a 21 de março (Morte de São Bento), 11 de julho (Festa de Padroeiro da Europa) e de 10 a 15 de agosto (Grande Romaria Popular).

A peregrinação é na sua maioria feita entre as serranias coagentes à Serra do Gerês. Da última etapa faz parte o caminho da Senhora da abadia a São Bento, com a última descida a ser conhecida pelo caminho do Formigueiro.
Os Caminhos de Peregrinação para São Bento da Porta Aberta têm origem em todo o Minho, com motivação predominantemente religiosa, mas por vezes também lúdica. Atendendo aos vários caminhos existentes na NUT III Cávado, o desafio passou por definir um caminho principal que unisse o território do Cávado, com origem em Esposende até São Bento da Porta Aberta, com cerca de 70 km e 3 trajetos variantes, unindo assim os 6 concelhos da NUT III Cávado.

Visitar Terras de Bouro

Natureza, História e Gastronomia
Mesmo quem pense que nunca viu Terras de Bouro ou que por ali passou pode bem estar enganado. Algumas das mais famosas e impressionantes vistas da Serra do Gerês ficam neste concelho. Desde logo o miradouro da Pedra Bela, mas também o baloiço de São Bento e tantos outros que pode consultar no site da autarquia antes de se fazer ao caminho. Para além da Serra do Gerês temos ainda a Serra Amarela, integrantes de todo o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Para quem gosta de História a Geira, ou Via XVIII (Património Nacional), é de visita obrigatória também. Ao longo de 30 quilómetros é possível encontrar, praticamente intactos, “pontes, muros e calçadas” deste itinerário Romano que ligava Bracara Augusta (Braga) a Asturica Augusta (Astorga, Espanha). Aqui pode recuar até ao século I, data das inscrições mais antigas encontradas em marcos miliários epigrafados – o equivalente Romano aos marcos de estradas de hoje em dia.

Mas há muito mais para descobrir, a justificar nova visita com mais tempo, a cada um destes destaques e muitos outros que as limitações de espaço não nos deixam agora detalhar. Desde as Termas do Gerês, aos desportos náuticos e passeios de barco na albufeira da Caniçada, a uma completa e apaixonante rede de trilhos pedestres pelos meandros do Gerês, com inspiração e homenagem a Miguel Torga.

E claro, estando no Minho, nunca poderíamos deixar de falar na fabulosa gastronomia local. O cabrito assado de origem biológica da Serra do Gerês é absolutamente irresistível, mas também o rico “Cozido à Terras de Bouro”, com as carnes de porco, o feijão amarelo e as couves galegas, particularmente tenras e suculentas por virem “dos quinteiros das terras altas expostas ao frio”. O mel do Gerês dispensa apresentações, assim com os chás, mas não podemos esquecer a broa de milho.

Seja em peregrinação até São Bento da Porta Aberta, numa escapadinha ao Gerês, ou numa estadia mais prolongada, não deixe de aproveitar tudo o que Terras de Bouro tem para lhe oferecer.