Capa Destaque Imobiliário Mulheres Inspiradoras

“Ser empreendedora é uma realização pessoal que me faz sentir orgulhosa do meu percurso profissional”

Dedicada e lutadora, profissional e responsável. É assim que se assume Mariana Chaves, consultora imobiliária e Diretora Comercial da Decisões e Soluções Ermesinde. Nesta entrevista fala-nos sobre o seu percurso profissional e sobre ser uma mulher empreendedora, apaixonada pelo que faz e pelos seus clientes.

O percurso profissional de Mariana Chaves como consultora imobiliária começou em 2017. Dois anos depois foi convidada por Duarte Chaves, Diretor da agência Decisões e Soluções Senhora da Hora Norte, para abraçar um novo projeto “altamente aliciante e que me permitiria crescer enquanto profissional”. Foi através de perseverança e empenho que alcançaram, juntos, os objetivos a que se tinham comprometido inicialmente, impulsionando o crescimento da equipa e a criação de um espaço novo, mais amplo e com maior visibilidade.

Mariana Chaves assumiu o cargo de Diretora Comercial da Decisões e Soluções Ermesinde em 2020. Nunca descurou a sua formação, e por isso continuou a adquirir competências e a participar em formações. Hoje, sente-se “muito orgulhosa” do seu trabalho e de “toda a equipa que compõe esta magnífica empresa”.

Afirma ser uma profissional responsável, exigente consigo mesma e com a equipa, honesta, dedicada e focada em objetivos. “Este ramo é extremamente competitivo, pelo que é essencial sermos exigentes connosco e com todos os colaboradores, estando sempre rodeada pelos melhores”, refere a Diretora Comercial em relação à sua equipa que conta com 14 elementos.

Apaixonada pelo seu trabalho e pelos seus clientes, procura constantemente prestar um serviço de excelência, cada vez mais personalizado e diferenciado no aconselhamento e no acompanhamento ao cliente. Procurando diariamente conferir soluções rápidas e eficazes com foco no atendimento cada vez mais qualificado.

Confirma que o sucesso exige trabalho, dedicação e formação, carregando sempre consigo estas premissas que constroem a sua carreira sólida e promissora. “Estou disposta a superar todas as adversidades que possam surgir”, diz-nos, sublinhando que se imagina a trabalhar nesta área durante muitos mais anos e que anseia por uma carreira “com desafios constantes, mas plenos de sucesso!”.

Pró-ativa, resiliente, comunicativa, destemida e sonhadora é como uma mulher empreendedora deve ser “em Portugal e em qualquer outro país”, realça Mariana Chaves, “a minha vida mudou muito e para muito melhor, hoje tenho uma vida bonita, e ser empreendedora é uma realização pessoal que me faz sentir orgulhosa do meu percurso profissional”.

Conclui com um conselho que gostaria de dar a todas as mulheres empreendedoras no ramo imobiliário: “É muito importante perceber que, para se ter sucesso na área, é necessário ter empatia, competências de comunicação, capacidade analítica, conhecimentos sobre a legislação, formação contínua e sentido de responsabilidade”. Sente-se realizada e feliz por trabalhar numa área que a deixa motivada e com vontade de continuar e nunca desistir.

O seu percurso é também reconhecido e destacado através de vários prémios, entre os quais:

Primeiro trimestre de 2021 – Top individual nacional em vendas imobiliárias;

Primeiro semestre de 2021 – Consultora de Ouro e 1º lugar a nível nacional; Melhor consultora imobiliária em número de transações no ano de 2021;

Segundo trimestre de 2022 – 1º lugar a nível nacional de melhor consultor imobiliário;


A adrenalina provocada pela versatilidade do ramo imobiliário

Ana Pinto, consultora imobiliária na “Decisões e Soluções” há pouco mais de um ano, já foi reconhecida pela instituição como “Consultora do Mês”, por diversas vezes. O facto de tal ter acontecido num curto período de tempo, permite-lhe considerar que se superou enquanto profissional.

Apesar de ter tido o primeiro contacto com o mercado de trabalho quando tinha apenas 16 anos, a função que desempenha atualmente ainda não fazia parte dos seus planos. Ana Pinto foi traçando o seu percurso profissional na área da hotelaria, ao longo de 15 anos. Entre Portugal e Londres, onde esteve emigrada durante oito anos, conseguiu alcançar o patamar de Formação e Recursos Humanos. Com esta conquista, começou a perceber que comunicar e ajudar pessoas a atingir as suas ambições era o que realmente queria fazer.

Face a este desejo, escolheu o ramo imobiliário, uma vez que, segundo a consultora, não é um trabalho monótono, pois proporciona-lhe uma versatilidade no dia-a-dia. “A cada dia surgem desafios, conhecemos pessoas novas e esta adrenalina é muito cativante. No fundo o que faço é prestar um serviço de excelência ao cliente”, explica, realçando que “o pilar fundamental desta profissão é a disciplina. Há que criar um plano diário de trabalho onde a gestão do tempo seja otimizada de forma a obter os melhores resultados.”

“A cada dia surgem desafios, conhecemos pessoas novas e esta adrenalina é muito cativante.”

A Decisões e Soluções, para além de dispor de um gabinete de solicitadoria, que presta apoio a nível jurídico, abrange cinco áreas distintas: Mediação Imobiliária, Intermediação de Crédito, Seguros, Obras e Construção. Segundo Ana Pinto, a “Decisões e Soluções” destaca-se de outras empresas do mesmo ramo, uma vez que reúne, num único espaço, o que os clientes necessitam para comprar ou vender um imóvel.

Para a consultora imobiliária, o pilar fundamental desta profissão é a disciplina. É imprescindível criar empatia com os clientes, compreender as suas necessidades e acompanhá-los ao longo de todo o processo, visto que “estão prestes a tomar uma das decisões mais importantes da sua vida. Cabe-nos a nós, enquanto profissionais, assegurar-lhes que iremos sempre defender os seus interesses e, claro, encontrar as melhores opções de mercado”.

A nível profissional, Ana Pinto, ambiciona, um dia, poder gerir uma equipa de comerciais, não deixando de parte a possibilidade de ter a própria agência imobiliária. Em jeito de conclusão, não hesitou em deixar um conselho a futuras jovens que queiram ingressar neste meio. “Supera-te diariamente e afasta o pensamento de que não és capaz. Invistam na vossa formação, é essencial para ganharem confiança na interação com os clientes. Sejam resilientes ao ouvirem os primeiros ‘nãos’ e, acima de tudo, sejam bons colegas.”

“O pilar fundamental desta profissão é a disciplina.”


A DS Ermesinde na primeira pessoa

Cláudio Belo e Fátima Rodrigues são dois dos agentes da equipa da Decisões e Soluções Ermesinde. Conscientes dos desafios da profissão, ambos defendem a confiança e a empatia como duas das principais caraterísticas de um agente imobiliário de sucesso.

Cláudio Belo faz parte da equipa da Decisões e Soluções Ermesinde há apenas um ano, no entanto os seus sete anos de experiência no ramo imobiliário já lhe deram várias provas da resiliência que é necessária para não sucumbir aos desafios da profissão.

Segundo o agente imobiliário, para uma venda ser bem-sucedida, todo o processo deve ser completado de forma a que os clientes sintam confiança no seu trabalho. Quando os clientes se sentem confortáveis com todo o processo, é muito provável que passe à fase seguinte essencial para o sucesso do trabalho de um agente imobiliário: a recomendação. “É um indicador de que o trabalho foi bem feito, porque a mensagem foi passada e o resultado foi recomendar-me a um familiar ou amigo, para que também eles possam resolver a situação que têm em mãos com alguém de confiança”, afirma.

Relativamente à marca que deseja deixar na Decisões e Soluções, Cláudio Belo assume que gosta de ser reconhecido como um bom angariador. “Não quero ser o melhor, mas sim dar o melhor de mim todos os dias”.

Fascinada pelo contacto com as pessoas, Fátima Rodrigues entrou para a área do imobiliário de forma intuitiva e natural. Atualmente, juntamente com Claúdio Belo, faz parte da equipa da Decisões e Soluções, onde diz existir um grupo de “profissionais de excelência especializados, onde o espírito de equipa se transparece”. De acordo com a agente imobiliária, a DS Ermesinde tem uma “panóplia de serviços que a maior parte das agências não tem. Para além da mediação imobiliária, temos a construção, obras, intermediação de crédito e seguros.”

Também ela, sendo uma mulher de sucesso e por isso fonte de inspiração para quem aspira seguir os mesmos passos, Fátima Rodrigues acredita que “ser mulher no ramo imobiliário nos dias de hoje, é ser a protagonista, através de desafios, conquistas e aprendizagens diárias, de um movimento que transforma a vida dos clientes”.

Para as mulheres que estão agora a iniciar a sua carreira no ramo imobiliário, Fátima Rodrigues relembra que apesar de ser uma área fascinante e muito motivadora, é ao mesmo tempo desafiante, onde “só os bons prevalecem”. “A mulher é uma agente de mudanças consciente de todo o seu potencial e com capacidade para exprimir e conseguir alcançar o que quiser”, conclui.