Atualidade Notícias

Edifício dos Paços do Concelho de Vila Nova de Gaia vai ser requalificado

Fotografia: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

O edifício da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai ser alvo de uma requalificação integral. Na manhã desta sexta-feira, foi assinado o auto de consignação da empreitada com a Edilages, empresa responsável pela obra, que se traduz num investimento de cerca de 3,2 milhões de euros. Quanto ao prazo de execução estima-se que seja de 16 meses.

Está previsto que a reabilitação do edifício, datado de 1916 e com assinatura do arquiteto Francisco d’Oliveira Ferreira, abranja a totalidade do piso térreo, bem como dos primeiro e segundo andares. “Irá procurar-se minimizar a intervenção ao mínimo indispensável nas áreas do átrio, escadaria principal e salão nobre, onde se situam os elementos arquitetónicos mais relevantes e que se encontram globalmente em bom estado de conservação”, adianta a autarquia, em comunicado.

Dentro do que é possível, a obra visa colocar em prática soluções que permitam a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, manter elementos de construção e revestimentos interiores do edifício, remodelar as infraestruturas elétricas e hidráulicas, restaurar o salão nobre, de forma a instalar um sistema de distribuição de som, conferências e sistema de distribuição de vídeo e projeção, reabilitar o piso interior de madeira e as próprias zonas de circulação.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, “num momento em que tanto se discute a democracia, este é o momento oportuno para esta intervenção, sobretudo para demonstrar que a democracia se aperfeiçoa ao longo dos tempos. Esta obra vai, por isso, devolver a dignidade a um edifício com quase 110 anos de existência, desenhado por uma figura gaiense, importante para a cidade e para o panorama arquitetónico a nível nacional”.

Atualmente, o edifício aglomera a vereação e alguns gabinetes técnicos que, durante o período da obra, serão deslocados para o antigo edifício do ISLA, localizado perto do Jardim do Morro.