Atualidade Cultura | Património

Louça tradicional de Barcelos em exposição na Torre Medieval do concelho

“Louça Tradicional de Barcelos – Um passado com futuro pela cerâmica de Jaime da Silva Barbosa” é o tema da exposição de Olaria de Barcelos que estará exibida até dia 12 de março, na Torre Medieval do concelho de Barcelos.

A exposição “Louça Tradicional de Barcelos – Um passado com futuro pela cerâmica de Jaime da Silva Barbosa” abriu ao público no dia 20 de janeiro e pretende dar continuidade ao processo de promoção, preservação e valorização da louça tradicional de Barcelos. A mostra tem, também, a intenção de divulgar e promover a Olaria de Barcelos, uma atividade que faz parte da identidade cultural do concelho e pertence ao quadro do Registo Nacional de Produções Certificadas.

Como tal, a unidade produtiva artesanal do oleiro Jaime da Silva Barbosa, composta por oito funcionários, apresenta as suas criações de cerâmica na Torre Medieval do concelho de onde é natural. O seu trabalho retrata a produção de louça tradicional executada na roda de oleiro, ou em prensas com moldes de gesso, rotativas com moldes de ferro, bem como através da técnica de banho, ou seja enchimento de moldes.

Para a confeção deste produto cultural, identitário da região oleira de Barcelos, utiliza-se o barro vermelho, proveniente de Alvarães e de Aveiro. O barro vermelho filtrado é utilizado para a produção de louças e o não filtrado para vasos.

A entrada para a exposição é livre e poderá explora-la de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30.